Hinduísmo - Deuses #1

Brahma 

Brahma é deus criador, a força suprema do universo. É o topo da Trimurti, a tríade suprema do hinduísmo, representando a criação. Teria nascido de uma flor-de-lótus no meio do cosmos e a partir daí criado todas as coisas.

Shiva

Shiva é o aspecto destrutivo da Trimurti, é o princípio de que todas as coisas, um dia, inevitavelmente, chegarão a um fim. Sua iconografia é conhecidíssima: a pele azul, vestimentas de couro de trigre ou leopardo, o tridente Trishula, o damaru e a serpente Vasuki enrolada em seu pescoço.

Vishnu

Vishnu é o aspecto conservativo da Trimurti, responsável por preservar a criação, até sua iminente destruição. É o guardião da Samsara, o ciclo da reencarnação e supervisor do Dharma, o caminho correto, o “destino”.

Mitologia Egípcia - Criaturas

Benu
O benu é ave mágica semelhante a uma garça-de-Heron, tida como uma forma do deus Rá. Acredita-se que após quinhentos anos a ave renasce após criar um ninho e atear fogo em si mesma.

Sha
O animal Sha é a criatura símbolo do deus Seth. Tem corpo semelhante ao de um chacal, com características de tapir e cauda bifurcada.

Ammit
Ammit é a deusa monstruosa que devora o coração (ib) dos mortos condenados no julgamento de Osíris e Maat. É colossal e tem cabeça de crocodilo, dorso frontal de leão e traseiro de hipopótamo.

Apófis
Apófis, ou Apep, é a serpente gigantesca e demoníaca que persegue a barca Atet com o intuito de devorar o sol. É a arqui-inimiga do deus Rá.

Mitologia Nórdica - Criaturas

Troll
Trolls são criaturas gigantes e horrendas, muitas vezes devoradoras de homens. Vivem em caverna e só andam a noite pois viram pedra se a luz do sol lhes tocar.

Sleipnir
Sleipnir é o fabuloso cavalo de oito patas que serve de montaria do deus Odin. É filho de Loki com o cavalo Svadilfari, além de ser considerado o cavalo mais rápido de todos.

Huginn e Muninn
Huginn e Muninn são os dois corvos de Odin, que sobrevoam toda Midgard e lhe contam tudo que acontece. Huginn seria o pensamento e Muninn a memória.

Gullinbursti
Gullinbursti é o javali mágico do deus Frey. Foi criado pelos anões Brokk e Eitri, é grandioso e tem pelos dourados e reluzentes.

Tanngrisnir e Tanngnjostr
São os bodes de Thor. Puxam a carruagem do deus, porém, se necessário, podem ser mortos, comidos e depois magicamente trazidos de volta usando seus ossos e peles.

Mitologia Grega - Heróis

Hércules
Hércules foi o maior herói grego, filho de Zeus e Alcmena, dotado de imensa força. Famoso por seus 12 trabalhos, foi imortalizado após mostrar seu valor aos deuses. Casou-se com Hebe e com ela teve Aniceto e Alexiare. Enquanto mortal, entre um trabalho e outro Hércules vivia inúmeras aventuras como, por exemplo, ser um dos Argonautas, enfrentar o deus da morte Tânatos cara-a-cara e lutar diversas batalhas com os inimigos que encontrava. Sua eterna inimiga é a sua madrasta, a deusa Hera.

Perseu
Perseu era filho de Zeus e da princesa Dânae, meio-irmão e, ao mesmo tempo, bisavô de Hércules. Seus grandes feitos foram: a jornada para matar a Medusa, ter salvo Andrômeda de Ceto, ter tomado o trono do rei Polidecto e ter cumprido a profecia de matar o próprio avô, Acrísio. Perseu, segundo uma versão, foi morto após olhar diretamente para a cabeça da Medusa.

Teseu
Teseu, filho de Poseidon e Etra, é o herói conhecido por ter matado o Minotauro. Foi criado pelo padrasto, o rei Egeu, e viveu grandes aventuras em sua vida como, por exemplo, derrotar as amazonas, raptar Helena de Troia e tentar, sem sucesso, raptar Perséfone. Foi assassinado pelo rei Licomedes, que temia perder seu trono.

Mitologia Nórdica - Jotnar

Utgarda-Loki
Utgarda-Loki é um jotun com impressionantes habilidades mágicas e governante do castelo encantado Utgardr. Pregou peças nos deuses Thor e Loki e seus servos durante uma viagem a Jotunheim. Para isso, Utgarda-Loki fingiu ser um jotun chamado Skrymir, assim como contou com a ajuda de Halogi, Jormungandr, Huginn, Elli e muitas artimanhas mágicas.

Hymr
Hymr é o jotun pai do deus Tyr e marido da giganta Hrodr. Ele mora no limite entre o céu e a terra e possui um cauderão mágico de milhas de profundidade. Hymr e Thor foram ao mar de Midgard para pescar Jormungand, porém, Hymr a soltou depois.

Angrboda
Angrboda é a jotun guardiã de Járnvidr, uma floresta de Midgard habitada por mulheres troll e jotnar. Foi amante de Loki e com ele teve Hela, Fenrir e Jormungand. Acredita-se que tenha sido morta por Odin, temente de seu poder de gerar monstros.

Thrymr
Thrymr, ou Thrym, foi um rei jotun que roubou o martelo Mjolnir e o devolveria em troca da deusa Freya. Thor e Loki, disfarçando-se de Freya e sua criada, foram a Jotunheim, onde Thor pegou o Mjolnir e matou Thrym e seus convidados.

Hrungnir
Hrungnir era um jotun, dono do corcel Gullfaxi, que apostou, e perdeu, uma corrida com Odin. Ao chegarem a Asgard, o jotun jantou com os deuses, ficou bêbado e briguento e, logo, chamaram Thor, que o matou. Antes de ser derrotado, alojou uma lasca de pedra na testa de Thor.

Mitologia Grega - Criaturas #2 - Monstros

Erínias
Nascidas do sangue de Urano, as Erínias são três deusas pavorosas, com cabelos de serpentes e asas de morcego, encarregadas de punir os mortais por seus crimes de sangue. Eram elas: AlectoMegera Tsífone.

Ciclopes
Os ciclopes originais foram os primeiros filhos de Urano e Gaia, rejeitados pelo pai devido a suas deformidades, eram gigantes de um olho só. Seus nomes são BrontesArges Estéropes. Foram aprisionados no Tártaro por Urano e só foram libertados muito tempo depois por Zeus. Possuíam grande domínio da magia e usavam-no para confeccionar incríveis armas mágicas.

Hecatônquiros
Segundos filhos de Urano e Gaia, os hecatônquiros também foram rejeitados por Urano por sua aparência. Eram ditos possuir cem braços e cinquenta cabeças. Foram aprisionados no Tártaro e depois libertados por Zeus. Por possuírem extremo domínio da magia, foram fundamentais na titanomaquia, garantindo a vitória de Zeus. Eram eles: BriareuCoto Giges.

Gigantes
Os gigantes gregos eram seres altos, fortíssimos e com serpentes no lugar de pernas. Eram nascidos do sangue derramado de Urano. Causaram o gigantomaquia quando resolveram invadir o Olimpo, e foram derrotados. Alguns dos gigantes eram: EurimedonPorfírioPolibotesEnceladoPalasHipólitoMimasClítioLeonDamiso Agrios.

Campe
Campe era uma criatura criada por Cronos para guardar os ciclopes e os hecatônquiros aprisionados no Tártaro. Tinha corpo de mulher da cintura pra cima e corpo de dragão da cintura pra baixo. Foi morta por Zeus quando este foi libertar os ciclopes e hecatônquiros.

Mitologia Grega - Criaturas #1 - Seres Míticos

Pégaso
O Pégaso é o lendário cavalo alado nascido do contato do sangue da Medusa com a água do mar. Foi domado por Belerofonte com a rédea de ouro de Atena. Depois da queda de Belerofonte, Zeus transformou o Pégaso em constelação.

Górgonas
As górgonas mulheres monstruosas, com serpentes no lugar de cabelos, corpo escamoso, garras de ferro e sangue venenoso. Sendo as três filhas de Fórcis e Ceto, eram elas: Euriale Esteno, ferozes e imortais; e Medusa, mortal, porém, com a habilidade de petrificar aquele que mirasse seus olhos. Medusa foi a górgona que enamorou Poseidon e, com seu sangue, deu origem ao Pégaso, ao gigante Crisaor e à Anfisbena.

Minotauro
Monstro grotesco metade homem e metade touro, fruto da relação da rainha Pasífae com o touro mágico de Poseidon. Vivia no labirinto de seu padrasto Minos e, a cada nove anos, devorava sete jovens atenienses que eram enviados como sacrifício. Foi morto por Teseu.

Quimera
A Quimera era criatura parte leão, parte cabra, parte serpente cuspidora de fogo, filha de Tifão e Equidna. Foi assassinada pelo herói Belerofonte montado sobre o Pégaso.

Equidna
Esposa de Tifão, Equidna era um monstro gigantesco, com a parte de cima de uma bela mulher e metade inferior de serpente. É filha de Fórcis e Ceto e com Tifão foi mãe dos piores monstros da terra. Foi morta por Argos Panoptes.

Mitologia Egípcia - Deuses #3 - Deuses Primordiais

Atom
Atom é o deus primordial segundo algumas vertentes da mitologia egípcia. Acredita-se ter nascido das águas do oceano primordial Num. Criou o mundo, a ogdóade e o par de deuses Shu e Tefnut.

Amun e Amunet
Amun e Amunet, ou Amon e Mut, são os deuses dos mistérios e de tudo que era oculto. Faziam parte da ogdóade, junto com Nun, Kuk, Heh e suas esposas. São pais dos deuses Khonsu e Montu, assim como, junto ao resto da ogdóade, criaram o ovo cósmico de onde nasceu Rá.

Nun e Neunet
Os deuses Nun e Neunet são as divindades guardiãs do oceano primordial Num.

Kuk e Kauket
São os deuses da escuridão primordial. Kuk tem cabeça de sapo, enquanto Kauket tem cabeça de serpente. Ambos representam o que havia antes da luz, ou seja, antes de Rá.

Heh e Hehet
O casal Heh e Hehet são os deuses do infinito e da eternidade.

Mitologia Nórdica - Deuses #3 - Seres Primordiais

Ymir
Ymir é uma das entidades primordiais nórdicas, o primeiros dos jotnar. Ele surgiu misteriosamente no ginnungagap, o vazio da criação, junto à vaca Audhumla e montanhas de gelo. Do suor do adormecido Ymir nasceram os primeiros jotnar. Ele surgiu dormindo e só acordou para lutar com os filhos de Borr, por quem foi morto. De seu corpo foi criada Midgard.

Audhumla
Audhumla é a vaca primordial. Era colossal e alimentou o adormecido Ymir com seu leite. Ao lamber os blocos de gelo primordiais, Audhumla encontrou Buri, primeiro deus.

Buri
Buri é tido como o primeiro deus nórdico a surgir. Estava preso dentro de um bloco de gelo e foi libertado pela vaca Audhumla. Buri criou Borr, que veio a ser pai de Odin.

Surtr
Surtr é o gigante de fogo primordial, pai dos gigantes de fogo, guardião de Muspelheim e responsável por varrer o mundo com fogo no Ragnarok. É dono de uma espada de fogo capaz de destruir a ponte Bifrost.

Nidhogg
Nidhogg é um enorme dragão que vive em Niflheim e rói as raizes mais profundas da Yggdrasil com o intuito de destruí-la. Está constantemente trocando insultos com a águia Vedrfolnir, os quais são levados pelo esquilo Ratatoskr.

Folclore Brasileiro #4 - Lendas Pouco Reputadas

Minhocão
O Minhocuçu, ou Minhocão, é uma minhoca (também dita ser serpente ou peixe) gigante que anda por baixo da terra ou pela água, comendo tudo que encontra pela frente. É alimentada por espíritos e energias ruins, e segundo alguns, até mesmo de almas humanas.

João Galafuz

João Galafuz é a alma encantada de um caboclo afogado que aparece como uma bola de fogo azul, ou multicolor, sobre o mar de Pernambuco. É preságio de tempestade ou naufrágio.

Cavalo de Três Pés

Cavalo misterioso, sem cabeça, alado e com apenas três patas, que corre pela noite esperando que algum infeliz pise em seus rastros, pois assim, o coitado é azarado para sempre. É conhecido na zona rural do sudeste.

Domingos Pinto Colchão

Domingo Pinto Colchão, também chamado de Pinto Pelado, é um diabo em forma de pintassilgo que invade casas gritando e quebrando tudo por mera maldade.

Porca dos Sete leitões

Baronesa amaldiçoada por um escravo feiticeiro por ser uma megera, condenada a vaga pelas beiras de estrada na forma de uma porca, acompanhada de seus sete filhos transformados em leitões, procurando um anel mágico.


Mitologia Egípcia - Deuses #2 - Divindades Secundárias

Meretseger
Meretseger é a deusa guardiã dos túmulos e da necrópoles, protegendo-os contra pilhadores. Tinha forma ora de mulher, ora de cobra, ora ambos. Envenenava os criminosos e mentirosos, causando-lhes cegueira, mas também podia curar os que se arrependiam.

Min
Min é o deus da fertilidade e sexualidade. Era representado como um homem negro e de falo enorme e ereto. Sua símbolo é a alface e sua esposa é a deusa Iabet.

Anput
Deusa dos funerais e da mumificação, Anput é dita ser amante de Anúbis e mãe de Kebechet.