Mitologia Grega - Deuses #4 - Seres Primordiais

Gaia
Gaia é a deusa primordial da terra, a personificação da própria natureza. Gerou por si só os deuses Urano, Nix, Erebo, Ponto e Oréas. Com Urano foi mãe dos 12 titãs, com Ponto foi mãe dos quatro titãs do mar e com Tártaro foi mãe de Tifão.

Tártaro
Tátaro é o deus primordial do submundo, cujas partes mais sombrias e aterradoras receberam seu nome. Junto com Gaia, foi um dos primeiro seres a surgir do Caos. É pai do monstro Tifão com Gaia.

Urano
Urano é o deus primordial do céu e pai dos 12 titãs, com Gaia. Foi castrado pelo filho Cronos e assim perdeu o cetro de rei do universo. De seu sangue derramado nasceram os gigantes, as erínias e as melíades.

Nix
Deusa primordial da noite, Nix é a guardiã dos mistérios do mundo. Foi mãe dos males da caixa de Pandora, os daemones, por si só e com Érebo, foi mãe de Hemera e Éter.

Érebo
Érebo é o perverso deus das trevas. Pai de Hemera e Éter. Foi aprisionado pelos deuses no fundo de um rio do submundo e a região recebeu seu nome.


Ponto
Ponto, ou Pontus, é a personificação do mar. Pai dos titãs do mar com Gaia. Casou-se com Talassa e com ela foi pai dos animais marinhos, de Hália e dos Telquines.

Hemera
Deusa primordial do dia e da luz, Hemera é filha de Nix e Erebo. Se juntou com seu irmão Éter e com ele foi mãe de Talassa.

Éter
Éter é o deus primordial do céu superior, a morada dos deuses. Amou sua irmã Hemera e com ela foi pai de Talassa.

Talassa
Filha de Éter e Hemera, Talassa se casou com Ponto e se tornou a deusa primordial do mar. Com Ponto foi mãe dos peixes, de Hália e dos Telquines.

Óreas
Óreas é o deus primordial das montanhas. Pai dos vários montes e montanhas da Grécia.

Chronos
Deus primordial do tempo, Chronos é a personificação abstrata do próprio tempo. Não confundir com o titã Cronos/Cronus.

Eros (primordial)
O Eros primordial é o legítimo deus do amor. Era a própria personificação da força amorosa. Há quem diga que Eros, filho de Afrodite, é, na verdade, a reencarnação deste.

Moros
Moros é o deus primordial do destino. Junto com sua companheira Ananque, Moros rege o destino de todas as coisas.

Ananque
Companheira de Moros, Ananque é a deusa primordial da necessidade. É a responsável pelo funcionamento do destino.

Moiras
As moiras são as deusas do destino que fiam a vida de todos os seres vivos, mortais ou imortais. Eram três: Cloto, responsável pelo início da vida; Láquesis, responsável pelo decorrer da vida; e Átropos, responsável pelo fim da vida.

                                          

Cronos
Cronos é o rei dos titã, filho de Urano e Gaia, marido de Reia e pai dos seis cronidas: Zeus, Poseidon, Hades, Hera, Deméter e Hestia. Também pai do centauro Quíron com a ninfa meta-morfa Filira. Cronos governava de forma despótica e foi então destronado por Zeus e enviado, junto a seus aliados, ao Tártaro.

Hipérion
Titã do sol, Hiperion foi o primeiro deus solar. Foi casado com Teia e é pai de Hélio, Selene e Eos. Acabou no Tártaro por apoiar Cronos.

Koios
Koios, ou Céos, é o titã da inteligência, casado com Febe e pai de Leto e Astéria. Foi aprisionado no Tártaro ao fim da titanomaquia.

Crio
Crio, Crios ou Krios é o titã do frio, casado com Euríbia e pai de Palas, Perses e Astreu. Foi preso no Tártaro, assim como seus filhos Palas e Perses.

Iapeto
Iapeto (ou Japeto) é o titã do submundo e da mortalidade. Casado com a oceânide Asia/Clímene e pai de Prometeu, Epimeteu e Atlas. Foi enviado ao Tártaro por ajudar Cronos.

Reia
Rainha dos titãs, Reia é a titânide da terra e mãe dos cronidas. Era a responsável pela fertilidade da terra durante a era de ouro e ajudou o jovem Zeus a derrotar Cronos. Transformou Atalanta e seu marido em leões após profanarem seu templo.

Teia
Teia é a primogênita de Gaia e Urano e a titânide do sol, da luz e da visão. Mulher de Hipérion e mãe de Hélio, Selene e Eos. Também é chamada de Etra e Eurifessa.

Febe
Febe, a luminosa, foi a primeira divindade lunar grega. Titânide da lua, da profecia e dos mistérios. Foi casada com Koios e é mãe de Leto e Astéria. É tida como a ancestral das bruxas.

Têmis
Têmis é a titânide do julgamento, primeira filha mulher de Gaia e Urano e segunda esposa de Zeus. É extremamente poderosa e costuma se vendar para manter a imparcialidade. Durante o casamento com Zeus foi mãe das horas e criou a jovem Atena.

Mnemosine
Titânide da memória, Mnemosine foi enamorada de Zeus e com ele foi mãe das musas. Representa a força vivificadora perante a infinitude e o esquecimento.

Oceano
Oceano é o titã rei do mítico rio Oceano, que rodeava a terra. É casado com Tétis e com ela teve as inúmeras oceânides e os inúmeros deuses-rios.

Tétis
Tétis é a oceânide rainha das águas do rio Oceano. Teve centenas de filhos e filhas com seu marido Oceano.

Nereu
Filho de Gaia e Ponto, Nereu, o velho do mar, é um velho titã marinho. É casado com a oceânide Dóris e pai das cinquenta nereidas e do deus marinho Nérites.

Taumas
Taumas, ou Taumante, é um titã marinho, filho de Ponto e Gaia, marido da oceânide Electra e pai de Iris, Arce e das harpias.

Euríbia
Filha de Ponto e Gaia, Euríbia é a titânide dos mares gelados. Mulher de Crio e mãe de Palas, Perses e Astreu.

Ceto
Ceto é a perversa titânide do mar profundo. Foi mãe de diversos monstros com Fórcis, como as górgonas e a hidra. Tem forma ambígua, ora uma bela mulher, ora um monstro horrendo. Foi morta pela cabeça da Medusa.

Fórcis
Filho de Ponto e Gaia, Fórcis é o titã dos monstros marinhos e dos perigos do mar.

Tifão
Tifão era o gigante, ou titã, filho de Gaia e Tártaro. Era o pai dos monstros da terra com a Equidna, sendo alguns de seus filhos o Cérbero, o Ortro, a Quimera, a Esfinge e o abutre Éton. Foi morto por Zeus enquanto fugia para Roma.

Perses
Perses é o titã da destruição, filho de Crio e Euríbia e pai de Hecate com Astéria. Foi preso no Tártaro por apoiar Cronos na titanomaquia.

Palas
Palas, o imponderável, foi um titã, filho de Crio e Euríbia. Casou-se com Estige e foi pai de Nique, Cratos, Bia e Zelos, porém, se separaram durante a titanomaquia.

Atlas
Filho de Iapeto e Asia, Atlas é um titã de segunda geração, pai das hespérides, plêiades e Calipso com a oceânide Plêione. Após a titanomaquia, Atlas se revoltou contra Zeus e foi condenado a segurar o eixo dos céus sobre o pilar de Iapeto.


Todas as Partes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário