Mitologia Japonesa - Deuses #1

Amaterasu

Amaterasu-Omikami é a deusa do sol e líder do panteão xintoísta. Teria nascido de Izanagi, durante seu processo de purificação, emergindo de seu olho direito. Seu mito mais proeminente foi quando, ao brigar seriamente com seu irmão Susanoo, a deusa se trancou em uma caverna, devastando o mundo, porém, sendo atraída de volta para fora pelos deuses e por seu próprio reflexo encantador. Outra rivalidade de Amaterasu é seu outro irmão Tsukuyomi, a lua, que enfureceu a deusa ao desmembrar sua amiga, a deusa Ukemochi, dando início ao ciclo do dia e da noite, pois a deusa do sol se nega a conviver com o deus da lua.

 

Susanoo


Susanoo-no-Mikoto é o genioso deus do mar e das tempestades. Nasceu do nariz de Izanagi, durante o ritual de purificação, após a volta deste do submundo. Ao desejar descer ao Yomi e conhecer Izanami, o deus brigou duramente com Amaterasu, o que culminou na sua expulsão de Takamagahara, o reino dos deuses. Na terra, Susanoo derrotou o monstro Yamata no Oroshi e salvando a princesa Kushinadahime, e assim recuperou seu lugar nos céus. Depois disso, presenteou Amaterasu com uma espada mágica, fazendo as pazes, e estabeleceu sua morada no Yomi, junto a Izanami.

 

Tsukuyomi

Tsukuyomi-no-Mikoto, ou Tsukiyomi, é a enigmática divindade da lua, ora tido como masculino, ora feminino. Segundo o mito, emergiu do olho esquerdo de Izanagi, durante a purificação das impurezas do Yomi. Em um jantar dado pela deusa Ukemochi, Amaterasu o enviou para representa-la, porém, ao se sentir ofendido pelo modo de preparo da comida, o deus desmembrou Ukemochi e espalhou seus pedaços pelo mundo. Amaterasu ficou tão horrorizada que jurou nunca mais olhar pra ele, criando assim o ciclo do dia.


Uzume

Ame-no-Uzume-no-Mikoto é a deusa da aurora, da alegria e do bom-humor. Quando Amaterasu se escondeu na caverna, Uzume dançou e alegrou os outros kami, compelindo a deusa do sol a sair. Ajudou o herói Ninigi a passar pelo implacável Sarutahiko, e acabou se apaixonando e casando com o terrível deus. Seus símbolos são o galo e as cores da aurora.


Inari

Inari é a divindade da agricultura e da fertilidade, de gênero variante. As kitsunes são suas servas e filhas. Seus principais símbolos são o arroz, o chá e as raposas. Também é associada aos espadachins e ferreiros.


Hachiman

Hachiman é o deus guerreiro do arco e flecha. É tido como o protetor do Japão e do povo japonês, no sentido bélico.


Ryujin

Ryujin, ou Watatsumi, é o deus-dragão do mar. Reina sobre todos os kami e yokais do mar, assim como, é o dono das Jóias da Maré (kanju e manju), usadas para mudar magicamente o nível do mar. É pai de Toyotama-Hime, lendária donzela do mar.


Kagutsuchi

Filho renegado de Izanami e Izanagi, Kagutsuchi é o deus do fogo. Seu nascimento causou a morte de Izanami. Seu pai, louco de fúria, o despedaçou com sua espada, gerando inúmeros kami de seu sangue e membros. É o patrono dos ferreiros e oleiros.


Ukemochi

Ukemochi é a deusa da comida e da alimentação em geral. Recebeu o deus Tsukuyomi para um almoço, mas, foi assassinada por este, que se sentiu ultrajado ao vê-la produzir comida, magicamente, por todas as partes do corpo, inclusive genitálias. O deus da lua a esquartejou e espalhou seus membros pelo mundo, de onde brotaram todas as plantas e animais comestíveis.


Sarutahiko

Sarutahiko é o líder dos kami da terra. Possui uma aparência assustadora e poderes extraordinários, tornando-o um deus muito temido. O herói Ninigi precisou passar por ele a fim de civilizar os humanos e, só conseguiu com a ajuda de Ame-no-Uzume, que conquistou Sarutahiko com seus seios. O terrível kami passou a auxiliar o herói e depois se casou com Uzume.


Raijin

Raijin, ou Narukami, é o deus-oni dos raios e trovões. Tem a aperencia de um terrível oni avermelhado, ou azulado, e carrega os Tambores do Trovão, diversos tambores Taiko que ecoam o som do trovão. Tem como animal de estimação a besta Raiju, cujas fugas levam Raijin a lançar raios a terra para acordá-lo e chama-lo de volta. É filho de Izanami e seu irmão gêmeo é Fujin, oni do vento.


Fujin

Gêmeo de Raijin, Fujin é o deus-oni dos ventos. Carrega sobre os ombros o grande Saco dos Ventos, que pode causar desde brisas a vendavais. Tem a aparecia de um oni esverdeado vestindo uma pele de leopardo. Nasceu no Yomi, fruto do ódio de Izanami por Izanagi.


Omoikane

Omoikane é o deus da sabedoria e inteligência. Foi o responsável por elaborar o plano que atraiu Amaterasu para fora da caverna. Quando Ninigi veio pacificar a terra, Omoikane o acompanhou e auxiliou em alguns momentos.


Tenjin

Tenjin é o deus da sabedoria, do aprendizado e academicismo, assim como guardião daqueles que participam de concursos públicos. Fora um poeta, político e acadêmico de sangue real chamado Sugawara no Michizane que, vítima de um complô do clã Fujiwara, foi demitido e exilado. Após morrer no exilio, calamidades terríveis começaram a acontecer em sua cidade natal e muitos Fujiwara morreram. Como forma de apaziguar o espírito furioso de Michizane, este foi deificado como Tenjin, o deus acadêmico.


Suijin

Suijin, também chamado de Suiten ou Mizugami, é o benevolente deus da água. Em contraponto de Ryujin, Suijin é geralmente associado à água doce, em especial fontes e cachoeiras. É o rei de todos os animais e criaturas de água doce, como os Kappa.


Izanami

Mãe da maioria dos deuses xintoístas, Izanami é a deusa da morte. Criada pelos misteriosos deuses primordiais, foi mandada para criar a terra junto com Izanagi, seu irmão e esposo. Após criarem o arquipélago japonês, o casal deu origem a vários kami, até que Izanami morre ao dar a luz a Kagutsuchi. Izanagi tenta resgatá-la do Yomi, mas é tarde demais. Furiosa por sua condição, Izanami se torna a deusa da morte e rainha de todas as criaturas das trevas.


Izanagi

Izanagi é o deus criador e guardião da vida. Criou o arquipélago japonês usando a lança Amenonuhoko e depois casou-se com Izanami e, com ela, teve inúmeros kami. Com a morte de Izanami, Izanagi desce ao Yomi para buscá-la, porém, ao ver que era tarde demais, resolve abandoná-la e foge. Ao fugir do Yomi, é perseguido por diversos yokai malignos criados pelo ódio de Izanami. Seu paradeiro é desconhecido.


Kushinadahime

Filha do casal Tenazuchi e Ashinazuchi e neta do deus das montanha Oyamatsumi, Kushinadahime é a esposa de Susanoo. Foi salva do monstro Yamata no Orochi por Susanoo, após a criatura já ter devorado suas sete irmãs mais velhas. Após ser resgatada, seus pais a deram em casamento ao deus e, assim, ela se tornou a deusa dos campos de arroz.


Kuraokami

Nascido do sangue de Kagutsuchi, Kuraokami é o deus da neve e das nevascas. Tem a forma de um enorme dragão branco.


Oyamatsumi

Oyamatsumi é o antigo e poderoso deus das montanhas, filho de Izanami e Izanagi. É pai de muitos kami das montanhas, mas as mais famosas são Konohana Sakuya, deusa das flores e do Monte Fuji, e Iwanaga, deusa das rochas.


Izunome

Izunome é a deusa da purificação e rainha dos Naobi-no-Kami, os espíritos da pureza e da ordem. Nasceu do corpo de Izanagi quando este se limpava da sujeira do Yomi, assim como os demais Naobi-no-Kami e sua contraparte, Magatsuhi, deus da poluição, do azar e dos desastres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário