Mitologia Egípcia - Criaturas

Benu
O benu é ave mágica semelhante a uma garça-de-Heron, tida como uma forma do deus Rá. Acredita-se que após quinhentos anos a ave renasce após criar um ninho e atear fogo em si mesma.

Sha
O animal Sha é a criatura símbolo do deus Seth. Tem corpo semelhante ao de um chacal, com características de tapir e cauda bifurcada.

Ammit
Ammit é a deusa monstruosa que devora o coração (ib) dos mortos condenados no julgamento de Osíris e Maat. É colossal e tem cabeça de crocodilo, dorso frontal de leão e traseiro de hipopótamo.

Apófis
Apófis, ou Apep, é a serpente gigantesca e demoníaca que persegue a barca Atet com o intuito de devorar o sol. É a arqui-inimiga do deus Rá.

Babi
Babi, o rei dos babuínos, é um sanguinário deus do submundo. Possui a forma de um enorme babuíno monstruoso e é responsável por guardar as entradas do Aaru, o paraíso egípcio, assim como, devorar as entranhas dos condenados pelo tribunal de Osíris.

Nehebkau
Filho da deusa Renenutet, Nehebkau é representado como uma serpente mágica (ureu) de duas cabeças e alada. Primeiramente, era um monstro que assolava os mortos, porém,após ser domesticado por Rá, passou a proteger os mortos e guardar as entradas do submundo, junto com Serket.

Nak e Sebau
Nak e Sebau são duas serpentes monstruosas, filhas de Apófis, que a ajudam a perseguir o sol.

Mehen
Mehen, o enrolado, é o ureu que, durante o jornada de Rá pelo Amduat, se enrola em volta da barca Atet a fim de protegê-la da serpente Apófis.

Shesep-ankh
Popularmente conhecidos como esfinges, os Shesep-ankh são estátuas de criaturas com corpo de leão e cabeça ora de carneiro, ora do próprio faraó. Eram ditas possuir vidas e proteger o local onde eram construídas.

Anubites
Os anubitas, anubites ou simplesmente chacais, são homens-chacal que auxiliam o deus Anúbis atuando como psicopompos e guardando as necrópoles.

Ahti
Ahti é uma deusa perigosa com corpo de hipopótamo e cabeça de vespa. Possuía um ferrão venenoso que usava para matar pequenas crianças ou envenenar adultos.

Escorpiões de Ísis
TefenBefenMestetMestetefPetetTetet Matet são os sete escorpiões mágicos enviados por Serket para proteger Ísis e o bebê Hórus, que fugiam de Seth. Uma vez, uniram seus venenos no ferrão de Tefen, que, ofendido, picou o filho de uma rica mulher e o veneno só foi aplacado pela magia de Isis.

Abtu e Anet
Par de peixes fabulosos e gigantescos que calmamente nadam ao lado da barca do sol.

Akhekhu
O Akhekhu é uma criatura fantástica que habita os vales férteis do Nilo. Possuía asas e um corpo serpentino, porém quadrupede e coberto de penas.

Serpopardo
Os serpopardos eram criaturas representadas entalhadas em alguns objetos egípcios. Possuíam corpo e cabeça de leopardo, porém com pescoços e caudas alongados como serpentes.


Todas as Partes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário