Mitologia Egípcia - Deuses #2 - Divindades Secundárias

Meretseger
Meretseger é a deusa guardiã dos túmulos e da necrópoles, protegendo-os contra pilhadores. Tinha forma ora de mulher, ora de cobra, ora ambos. Envenenava os criminosos e mentirosos, causando-lhes cegueira, mas também podia curar os que se arrependiam.

Min
Min é o deus da fertilidade e sexualidade. Era representado como um homem negro e de falo enorme e ereto. Sua símbolo é a alface e sua esposa é a deusa Iabet.

Anput
Deusa dos funerais e da mumificação, Anput é dita ser amante de Anúbis e mãe de Kebechet.

Menhit
Menhit é uma deusa guerreira esposa do deus Onúris. Seu marido a trouxe da Líbia, sendo ela assim, uma deusa estrangeira. Tinha cabeça de leoa e era dita avançar frente ao exército egípcio e atirar flechas de fogo nos inimigos.

Neper
Neper, ou Nepra, é o deus dos grãos e da colheita. É filho de Renenutet e Sobek e seu símbolo é o milho.

Aker
Aker seria o deus do horizonte, guardião de ambas entradas leste e oeste do submundo. Teria a forma dos dois leões Sef (ontem), que protege a entrada ocidental Manu, e Tuau (hoje), que protege a entrada oriental Bakhu.

Nemty
Deus dos barqueiros, representado como um falcão em um barco. Fora incumbido por Seth de manter Isis presa em uma ilha, porém, ela o enganou se disfarçando de velha e conseguiu escapar. Por seu descuido, Seth arrancou os dedos de Nemty, sendo assim, ele não pode mais se apoleirar.

Meret
Deusa da alegria e da celebração, ligada ao canto e a dança. Meret é tida como amante do deus da água, Hapi.

Hatmehit
Hatmehit é a deusa da vida marinha. Hatmehit é representada como uma mulher com uma espécie de peixe sobre a cabeça. É a esposa do deus Benebjedet.

Benebjedet
Deus-carneiro de Mendes, Benebjedet era o marido de Hatmehit e fora um dos jurados na disputa entre Hórus e Seth.

Tenenet
Tenenet é a deusa da cerveja e uma das esposas de Montu.

Sepa
Sepa é deus em forma de centopeia gigante dito proteger contra picadas venenosas de qualquer animal. É acreditado por alguns ser filho de Sekhmet.

Isfet
Isfet é a deusa da desordem e caos, sendo assim, inimiga da deusa Maat. Embora inimigas, Isfet e Maat precisam mutuamente uma da outra.

Aqen
Deus barqueiro do submundo, Aqen é o responsável por levar o amuleto mágico shen ao deus Rá. Sua consorte é a deusa Amentet.

Amentet
Amentet é a deusa guardiã do portão oeste do submundo, onde Rá se põe. Reside uma árvore e é a esposa de Aqen. Acreditas-se que seja filha de Hórus e Hator.

Hemsut
As Hemsut são as deusas do destino e da proteção, criadas por Neith a partir das águas do Nun. 

Meskhenet
Deusa do parto e da alma, Meskhenet é representada, ora como mulher com um útero de vaca sobre a cabeça, ora como tijolo com cabeça feminina. Ela moldava o ka (alma) dos seres.

Harmakhis
Harmakhis é a divindade solar por trás do shesep-ankh (esfinge) conhecido como Esfinge de Gizé. Seu monumento teria sido descoberto pelo príncipe Tutmés IV, com quem o deus se comunicava.

Hedjhotep
Deus dos tecidos. Mesmo sendo um deus benevolente, se mostrou nocivo ao violentar uma das esposas de Montu. Está sempre acompanhado pelo deus Shezmu.

Ash
Ash é o deus dos oases e das caravanas. Tem cabeça de abutre e é sempre associado com Seth, o deus do deserto.

Rem
Rem é um deus que chora e suas lágrimas se transformam em vegetação e répteis. Habita um lugar chamado Rem-Rem, a terra do choro.

Sopdet
Sopdet, ou Sótis, é a deusa da estrela sótis (provavelmente Sirius), que aparecia sempre que se iniciava as cheias do Nilo. Seu marido é Sah, deus da constelação de Órion, com quem é mãe de Sopdu, o planeta Vênus.

Hesat
A deusa Hesat é uma vaca sagrada dita prover o leite à humanidade.

Renpet
Deusa da fertilidade e da juventude, Renpet é representada com folhas de palmeira sobre a cabeça. Seu nome era a palavra usada para expressar "ano".

Am-Heh
Conhecido como "o devorador da eternidade" Am-Heh é um deus obscuro com cabeça de cachorro que habita um lago de fogo. Sua fúria e poder só podem ser aplacados por Atom.

Weret-Hekau
Weret-Hekau, ou Urthekau, a grande maga, é a deusa que personifica os poderes sobrenaturais. Dizem que ela permite que os mortos defendam a si mesmos no submundo. Era representada com cabeça de leoa.


Todas as Partes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário