Minhocão
O Minhocuçu, ou Minhocão, é uma minhoca (também dita ser serpente ou peixe) gigante que anda por baixo da terra ou pela água, comendo tudo que encontra pela frente. É alimentada por espíritos e energias ruins, e segundo alguns, até mesmo de almas humanas.
O Minhocuçu, ou Minhocão, é uma minhoca (também dita ser serpente ou peixe) gigante que anda por baixo da terra ou pela água, comendo tudo que encontra pela frente. É alimentada por espíritos e energias ruins, e segundo alguns, até mesmo de almas humanas.
João Galafuz
João Galafuz é a alma encantada de um caboclo afogado que aparece como uma bola de fogo azul, ou multicolor, sobre o mar de Pernambuco. É preságio de tempestade ou naufrágio.
Cavalo de Três Pés
Cavalo misterioso, sem cabeça, alado e com apenas três patas, que corre pela noite esperando que algum infeliz pise em seus rastros, pois assim, o coitado é azarado para sempre. É conhecido na zona rural do sudeste.
Domingos Pinto Colchão
Domingo Pinto Colchão, também chamado de Pinto Pelado, é um diabo em forma de pintassilgo que invade casas gritando e quebrando tudo por mera maldade.
Porca dos Sete leitões
Baronesa amaldiçoada por um escravo feiticeiro por ser uma megera, condenada a vaga pelas beiras de estrada na forma de uma porca, acompanhada de seus sete filhos transformados em leitões, procurando um anel mágico.
Mulher de Duas Cores
A Mulher de Duas Cores é o pobre espírito confuso de uma menina que nasceu com duas cores de pele diferentes e morreu jovem. Aparece cruzando estradas mineiras de noite, sempre na ponta dos pés e vestida com um vestido de duas cores.
Juriti-Pepena
Juriti-Pepena é uma entidade agourenta do Pará que surge como uma juriti invisível que canta perto de uma moita qualquer de tajá. Quem ouve seu canto está avisado que ficará paralítica. Fora índia que morreu de desgosto após ser traída pelo namorado.
Porca do Dente de Ouro
Moça amaldiçoada pela mãe após ataca-la por causa de um namorado. Aparece pelo Piauí na forma de um porco grande e muito gorda e enrugada com um dente de ouro pontudo saltando da boca.
Cachorrinha D'água
A cachorrinha d'água é animal fabuloso que traz grande sorte a quem o vê. Aparece nas margens do rio São Francisco como uma cadelinha branca com uma estrela dourada que brilha intensamente em sua testa.
Mão Pelada
Mãos-peladas são mamíferos sul-americanos semelhantes a guaxinins muito comuns em Minas Gerais. Porém, acredita-se existir um destes que possui um brilho intenso, habilidades mágicas e o poder de curar o reumatismo.
Onça da Mão Torta
Espírito praguejado de um fazendeiro cruel que morreu sozinho e voltou na forma de uma enorme onça com a pata dianteira contorcida. O monstro assombra os campos de Minas Gerais, ataca caçadores e não pode ser ferido.
Mão-de-Cabelo
O Mão-de-Cabelo é um espectro esquisito cujas mãos são formadas por cabelos trançados e assombra por Minas e São Paulo. Aparece pra passar suas mãos estranhas em crianças que fazem xixi na cama.
Gigante de Guanabara
Colosso de pedra enfeitiçado que dorme formando os monte da Baía de Guanabara. Anda por aí em dias de nevoeiro e retorna antes que ele passe. Fora gigante, amaldiçoado por matar uma bela índia.
Encantadas
As encantadas da Ilha do Mel são ninfas que dançam e cantam ao nascer e pôr do sol, atraindo os marinheiros para as rochas, onde colidem o barco e morrem.
Unhudo
O Unhudo é uma entidade maligna que assombra a mata da região de Pedra Branca em São Paulo. Aparece como um corpo seco com roupas enfarrapadas e unhas enormes. Tem uma força descomunal e ataca quem quer que ouse perturbar sua morada.
Loira do Bonfim
Espírito de uma bela loira que assombra o bairro do Bonfim, em Belo Horizonte. Á noite, se envolvia com os boêmios e os levava até o cemitério do bairro do Bonfim, sua morada, onde desaparecia.
Bicho da Carneira
Joaquim Antunes de Oliveira fora um homem vil que morava na cidade de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha (MG). Após sua morte, Joaquim retornou como um lobisomem preto e feroz que assombra a região, adentrando as fazendas para matar os animais, não podendo ser ferido por qualquer arma.
Bárbara dos Prazeres
Bárbara dos Prazeres é uma feiticeira centenária que, para se manter jovem eternamente, assassina crianças e jovens pelos arredores do Rio de Janeiro. Fora uma prostituta portuguesa que, ao envelhecer, buscou ajuda mágica e descobriu a terrível formula da juventude eterna.
Ana Jansen
Destemida e cruel proprietária de terras do Maranhão, Ana Jansen era conhecida por suas afrontas políticas e as crueldades com seus escravos. Após sua morte, foi condenada a vagar pelas ruas do Maranhão à noite em uma carruagem fantasma, guiada por um escravo sem cabeça e puxada por cavalos decapitados.
Tereza Bicuda
Espírito amaldiçoado que perambula pela serra da cidade de Jaraguá, Goiás. Em vida, Tereza foi uma mulher perversa, que batia na mãe e praguejava a igreja. Quando morreu, fora enterrada próxima a igreja, mas atormentou a cidade até que a levassem pra serra, onde assombra até hoje.
Dama Dalva da Lagoa Azul
Conta-se que em uma lagoa chamada Lagoa Azul em Minas Gerais em noites de luar, pode ser visto o espírito de uma linda moça usando um véu negro e com olhos como diamantes que encantam e levam os garimpeiros a se afogarem no fundo da lagoa. Fora Dalva, a filha de um rico fazendeiro, cujo namorado, um garimpeiro, foi morto por seu pai cruel e enterrado perto da lagoa.
Mão Cabeluda
Mãos fantasmagóricas que assombram o Açude Novo, no Ceará. Agarra as pernas dos banhistas e tenta os afogar, assim como toma a forma de animais perigosos. Acredita-se que seja o fantasma de um velho que morreu afagado no açude ao se banhar.
Maria Sabão
Maria Sabão é a aparição de uma escrava que rouba crianças para fazer sabão usando sua gordura. Em vida fora escrava que, a mando do patrão, fazia sabão com gordura de crianças mortas na Mina do Boqueirão, em Mariana (MG), e por isso, era atormentada pelo que diziam dela. Hoje, aparece àqueles que cantam a "cantiga da Maria Sabão" que tanto lhe perturbou em vida.
Cavaleiro da Quaresma
O Cavaleiro da Quaresma é uma entidade misteriosa que aparece durante a quaresma em Diogo de Vasconcelos (MG). É homem sombrio que monta um cavalo e galopa sem rumo chicoteando os cães que encontra.
Boca-de-Ouro
Fantasma na forma de morto-vivo vestido de boêmio, com aboca cheia de dentes de ouro, que anda pelas ruas do Recife de noite. Assombra transeuntes noturnos, teleportando-se em cada esquina até a vítima desmaiar de cansaço e medo.
Maria Francelina Trenes foi uma prostituta assassinado por seu namorado, um soldado, sob uma grande figueira, em Porto Alegre. Passado um tempo, passou a agir como uma entidade que realizava os pedidos da população, com exceção de policiais, a quem matava.
Encourado
O Encourado é um vampiro do nordeste brasileiro que veste couro preto e cheira a sangria. Só entra pela porta da frente e se for convidado, assim como, sua presença causa comportamentos estranhos nos animais. Visita incrédulos e pode ser aplacado com sacrifícios.
Caverna dos Suspiros
A Caverna dos Suspiros é um lugar fabuloso em Fernando de Noronha, onde está guardado o tesouro de um pirata inglês chamado Kid, vigiado por um enorme dragão e uma moça, chamada Rosa, quem este sequestrou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário