Mitologia Grega - Deuses #1 - Os Olimpianos e as Principais Divindades

Zeus
Zeus (também chamado de Zeo ou Zeno) é o rei dos deuses gregos, deus do raio e senhor das tempestades, conhecido por suas muitas amantes e seus grandes feitos. É o filho mais novo dos titãs Cronos e Réia e destronou o pai na batalha conhecida como titanomaquia, se tornando assim o líder dos deuses.
Fora casado com a oceânide Métis e a titânide Têmis, mas findou por se casar com Hera, sua irmã. É pai de inúmeros deuses, mortais e heróis, dentre estes estão: Atena, Ares, Apolo, Ártemis, Hermes, Dioniso, Perséfone, Hebe, as musas, as graças, as horas, Hércules, Perseu e Tântalo.

Poseidon
Poseidon (Posídon, Posidão ou Poseidonas) é o implacável deus do mar, filho de Cronos e Réia e irmão de Zeus, Hades, Hera, Deméter e Héstia. É dono do almejado tridente, arma forjada pelos ciclopes e capaz de estremecer a terra e o mar. Possui um caráter temperamental e costuma gerar terremotos quando irritado.
É casado com a nereida Anfitrite, a quem com muito custo conquistou, e com ela é pai de Tritão. Com suas amantes, também é pai de deuses, heróis, gigantes e criaturas, como Proteu, Teseu, Órion, Agenor, Polifemo, os ciclopes e o carneiro Crisómalo.

Hades
Hades é o sombrio deus do submundo e rei dos mortos. Filho de Cronos e Réia, lutou na titanomaquia usando o capacete das sombras, que lhe permitia ficar invisível. No jogo do palito feito após a guerra dos titãs, Hades pegou o palito menor e herdou o reino dos mortos como seu domínio.
Seu feito mais conhecido é o rapto de Perséfone, sua esposa, o que culminou na criação das estações do ano. Hades também é dono do terrível e fabuloso cão Cérbero e gosta de atormentar os mortais que ousam descer ainda vivos ao seu reino.

Hera
Filha de Cronos e Réia, Hera é irmã e esposa de Zeus, a rainha dos deuses gregos e deusa do matrimônio. Seus símbolos são sua coroa dourada, o pavão e a pera  e conta sempre com a assistência da deusa Iris, sua mensageira.
É conhecida pelas atrocidades que cometeu contra os filhos bastardos e as amantes de Zeus, sejam eles deuses ou mortais. Atormentou Hércules até a morte e perseguiu Leto e Io. Mas, em compensação, guiou e protegeu o herói Jasão em sua jornada.

Deméter
Deméter, ou Demétra, é a deusa da agricultura, responsável por fertilizar a terra e garantir a boa colheita. É filha dos titãs Cronos e Réia e tem como símbolos os grãos, em especial o trigo, e a vaca.
Seu mito mais marcante foi quando sua filha Perséfone foi raptada por Hades. Deméter vagou pela terra a procura dela, se esquecendo de manter a terra fértil e causando um rigoroso inverno. Perséfone, após isso, passa metade do ano com a mãe e metade no submundo.
Outro mito marcante é o de Erisictão, que ofendeu a deusa e foi castigado com uma fome terrível e comeu o próprio corpo.

Héstia
Héstia é a deusa da lareira e do lar, que quase nunca sai de sua morada no Olimpo e é a responsável por guardar o fogo dos deuses. Jurou eterna castidade e por isso não tem filhos.

Atena
Atena é a poderosa deusa da sabedoria, da estratégia e da guerra justa. Primogênita de Zeus e Métis, é tida como o braço direito do rei dos deuses. Como Zeus havia engolido Métis devido à profecia de Gaia, Atena nasceu da cabeça do deus. Os símbolos de Atena são a coruja e o escudo Égide.
Sempre luta lutas justas e jurou ser eternamente virgem. Entre seus muitos grandes feitos estão a disputa com Poseidon pelas cidade de Atenas, a qual venceu criando a oliveira, e a transformação da Medusa em monstro.

Ares
Ares é o violento deus da guerra sanguenta. Primeiro filho homem de Zeus e Hera e eterno amante de Afrodite. Com a deusa do amor é pai de Deimos, Fobos, Harmonia e os erotes. Mas também possui filhos com algumas mortais, como Alcipe, Diomedes da Trácia e Hipólita.
Sendo o deus patrono de Esparta, era evocado sempre pelos guerreiros espartanos antes de batalhas. Adora ver sangue derramado e é tão detestável que é odiado por mais da metade do Olimpo.

Hefesto
Hefesto é o deus da forja e dos metais. Filho partenogênico de Hera, é manco e feio por ter sido atirado por ela de cima de uma montanha. Foi criado pelas ninfas do mar, em especial, a nereida Tétis.
Odeia sua mãe, Hera, por esta te-lo abandonado, e também Afrodite, sua ex-mulher, por suas traições. Após se separar de Afrodite, casou com a graça Aglaia.

Afrodite
Deusa da beleza e da sexualidade, Afrodite é filha de Zeus e Dione, ou, segundo Hesíodo, de Urano e Talassa. É conhecida pelos muitos mortais e deuses que amou e os filhos que teve com eles.
Esteve por trás de diversas histórias de amor, como a saga de Psiquê pelo amor de Eros e o trágico romance de Píramo e Tisbe. Através das maquinações de Éris, Afrodite venceu a disputa de deusa mais bonita (o julgamento de Páris), porém, acabou dando início à Guerra de Troia.

Ártemis
Ártemis é a deusa da caça e da vida selvagem, filha de Zeus e Leto e irmã gêmea de Apolo. Ainda criança, matou o dragão Píton, enviado por Hera para matar sua mãe. Tem como símbolos a corça, o arco e flecha e a lua nova.
Jurou eterna virgindade após a morte do gigante Órion, a quem amava, por suas próprias mãos. Um de seus feitos célebres foi ter transformado o caçador Acteão em cervo, após tê-la visto tomando banho.

Apolo
Irmão gêmeo da deusa Artemis, Apolo é o deus das artes e da beleza masculina. Herdou o oráculo de Delfos após matar o dragão Píton com sua irmã. Namorador fervoroso, teve diversas namoradas e namorados, mas sempre terminou sozinho, pois quem ele ama morre tragicamente.

Hermes
Hermes é o mensageiro do Olimpo, filho de Zeus e a plêiade Maia. É o deus dos caminhos e dos ladrões e tido como o mais rápido de todos os deuses. Ainda bebê, fez-se conhecido por todo Olimpo ao roubar o gado de Apolo. Seu simbolo é o lendário bastão Caduceu.

Dioniso
Dioniso, ou Dionísio, é o deus do vinho, das festas e da uva. Filho de Zeus e da mortal Sêmele, foi perseguido por Hera desde bebê e, por isso, cresceu disfarçado de menina na casa dos tios, Ino e Atamante. Dioniso era conhecido por suas orgias e por suas frenéticas sacerdotisas, as mênades.

Perséfone
Rainha do submundo e esposa de Hades, Perséfone é a filha de Zeus e Demeter. Seu rapto gerou as estações do ano, pois, após ele, Perséfone foi sentenciada a passar a metade do ano com sua mãe na terra, trazendo a primavera e o verão, e a outra metade no submundo, trazendo o outono e o inverno. Antes do rapto seu nome era Cora.

Eros
Eros é o deus do amor, filho de Afrodite e Ares e rei  dos erotes. Casou-se com a princesa Psiquê e teve com ela Hedonê, deusa do prazer. Eros, quando criança, era travesso e atirava flechas de amor aleatoriamente para causar discórdias e confusões.

Hecate
Deusa dos feitiços e da bruxaria, Hecate é filha da deusa Astéria e do titã Perses. Foi cortejada por Zeus e fugiu para o submundo. Lutou ao lado de Zeus na titanomaquia, e foi mentora das grandes feiticeiras Medéia e Circe. Quando Hecate anda pela terra é acompanhada por uma matilha de cães e as terríveis empusas.


Pã é o deus sátiro, segundo alguns é filho de Hermes, segundo outros, de Zeus, Cronos ou ainda, de Gaia. É o guardião dos campos e bosques, amante das ninfas e pai dos sátiros e dos panes. Pã tem uma paixão platônica por Selene, a lua.

Anfitrite
A nereida Anfitrite é a esposa de Poseidon e rainha dos mares. É ela quem reina sobre todos os seres do mar, sejam peixes, plantas ou criaturas. Seu mito mais conhecido é o que narra como Poseidon a conquistou criando a constelação de golfinho.

Tritão
Divindade marinha filho de Poseidon e Anfitrite, Tritão reina sobre a vida marinha e é o mensageiro de Poseidon. Foi o pai de Palas, quem levou ao Olimpo e deixou sob os cuidados de Atena.

Hebe
Hebe é a bela deusa da juventude, filha de Zeus e Hera. Era a copeira dos deuses, porém, devido aos abusos e à petulância deles, Hebe abandonou o posto e se tornou uma das graças. Quando Hércules conseguiu a imortalidade e subiu ao Olimpo, logo se apaixonou por Hebe e a tomou como esposa.

Ênio
Ênio, de nome verdadeiro Eris, é a deusa da carnificina, filha rejeitada de Zeus e Hera, irmã gêmea e enamorada de Ares. Despreza Hera por tê-la abandonado e leva todo seu ódio para o campo de batalha.

Ilítia
Ilítia é a deusa dos partos, filha primogênita de Zeus e Hera. Durante as gestações de Leto e Alcmena, Hera fez com que Ilítia seguração o nascimento dos bebês por alguns meses.

Deimos
Irmão gêmeo de Fobos, Deimos é o deus do pânico. Filho de Afrodite e Ares e irmão mais velho de Harmonia. Faz parte do séquito de Ares e na guerra, cega o oponente com seus próprios temores.

Fobos
Irmão gêmeo de Deimos, Fobos é o deus do medo, responsável por aterrorizar os inimigos no campo de batalha. É filho de Afrodte e Ares e irmão mais velho de Harmonia.

Harmonia
Harmonia foi a deusa da paz e da concórdia, filha de Afrodite e Ares e casada com Cadmo. Era dona de um colar amaldiçoado, criado por Hefesto e Atena, que causava extremo azar pra quem o usava. Harmonia foi dada em casamento ao herói Cadmo e ambos se transformaram em serpentes ao final da vida.

Éris
Deusa da discórdia e do caos, Éris é filha de Nix e mãe de diversos daemones. Todas as suas ações são calculadas para causar a desordem e promover a guerra, e por isso, é tida como amiga próxima de Ares. Causou a disputa entre Atena, Hera e Afrodite pelo título de "mais bonita" usando apenas três maçãs douradas.

Nêmesis
Nêmesis é a deusa da vingança e da retribuição, filha de Nix e irmã de criação de Têmis. Foi a responsável pelo castigo de muitos mortais, como Narciso e Aglauro. Seus símbolos são a roda da fortuna e o grifo.

Clóris
Clóris é a deusa das flores e forma uma tríade com Zéfiro, seu esposo, e Carpo, seu filho. Foi a responsável pela transformação de muitos mortais em flores, como Narciso, Ciparisso e Jacinto. Foi a mãe de Anteia, sem ao mesmo saber disso.

Psiquê
Psiquê é a esposa de Eros, mãe de Hedonê e tida como a deusa da alma. Fora uma princesa mortal que, após cumprir quatro trabalhos para Afrodite, pôde se casar com Eros e se tornar uma deusa.

Íris
Íris é a deusa do arco-íris, tida como a virgem alada que serve à deusa Hera. É filha de Taumas e Electra e irmã da vil Arce e das harpias. É acreditado que quando Iris vem à terra deixa pra trás o arco-íris como rastro.

Hélio
Hélio é filho de Hipérion e Téia, irmão de Selene e Eos e a personificação do sol. É casado com Perseis e é pai das heliades, sendo famoso por sua participação no mito de Faetonte, também seu filho. Também é creditada a ele a paternidade de Circe, Eetes, Pasífae e Perses.

Selene

Selene é a personificação da lua, filha de Hipérion e Téia e irmã de Hélio e Eos. É a mãe das gêmeas Pandia e Ersa, que representam as fases da lua. É conhecida pelo mito do pastor Endmião, amante de Selene colocado no sono eterno.

Eos
Deusa da aurora e do amor, Eos é irmã de Selene e Hélio. É casada com Astreu e com ele é mãe dos anemoi (os ventos) e as estrelas. Foi ela quem tornou Títono imortal e depois o tranformou em cigarra. Também é conhecida por seu relacionamento com o gigante Órion.

Astreu
Astreu é o titã, ou deus, das estrelas, filho do titã Crio e de Euríbia. É marido de Eos e pai dos anemoi e das estrelas.

Perseis
Perseis é a esposa de Hélio e mãe das heliades. É uma oceânide e deusa solar.

Macária
Macária é a deusa da boa morte, filha de Perséfone e Hades, ou segundo outros, de Perséfone e Zeus. Ela levava a alma dos privilegiados, geralmente durante o sono.

Melinoe
Filha de Hades e Perséfone, Melinoe é conhecida como a deusa dos fantasmas, ou aquela que liberta os espíritos dos mortos na terra. É considerada uma louca, devido ao contraste entre sombra e luz. Costuma andar na terra a noite com seus fantasmas.

Dice
Dice é uma das horas, deusas filhas de Zeus e Têmis responsáveis pelo equilíbrio do mundo e pelas estações do ano. Ela é a deusa da justiça e trava uma incessante luta contra Adícia, a deamon da injustiça.

Irene
Irene é a deusa da paz e uma das horas. Jovem, bela e frágil, é a contraparte da deusa Ênio, que representa a raiva e a violência.

Eunômia
Eunômia é uma das horas e, sendo a deusa da ordem, é a responsável por manter as normas que regem os homens. Sua antítese é Disnomia, a desordem.

Astreia
Astreia foi uma das horas e representava a pureza. Quando a maldade e a desordem tomaram conta da terra, Astreia pediu para ser mandada pro céu, se tornando a constelação de Virgem, e sua balança, a constelação de Libra.

Anteros
Anteros é o deus do amor correspondido e um dos erotes, filhos alados de Afrodite e Ares, liderados por Eros, que regem o amor. O nascimento de Anteros permitiu que Eros pudesse enfim crescer.

Himeros
Himeros é o erote do desejo sexual. Não trazia o amor em si, apenas o desejo carnal.

Potos
Potos é o deus da saudade e um dos erotes. Ele era responsável por despertar a saudade no coração de quem estava distante.

Zéfiro
Zéfiro é o vento oeste, que traz a primavera, as flores e os frutos. Casou-se com Clóris e com ela foi pai de Carpo e Anteia. Também é conhecido por seu romance com Jacinto.

Bóreas
Bóreas é o vento norte, que traz o inverno, o frio e o gelo. Raptou Oritia e se casou com ela, com quem foi pai de Zetes, Calais, Quione, Aura e Cleópatra.

Noto
Noto é o vento sul, que traz o verão, o calor e levanta as nuvens de chuva.

Euro
Euro é o vento leste, traz terríveis tempestades tanto na terra como no mar.

Nice
Nice, ou Nique, é a deusa da vitória e uma das forças aladas de Zeus. Filha de Estige. Garante as vitórias da deusa Atena.

Cratos
Cratos é o deus do poder, filho de Palas e Estige e uma das forças aladas de Zeus.

Bia
Filha de Estige e Palas, Bias é a deusa da força. Uma das forças aladas de Zeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário