Mitologia Grega - Deuses #3 - Potamoi e Daemones

Estige
Estige, a odiosa, é uma deusa-rio poderosíssima, esposa do titã Palas e mãe das forças aladas de Zeus: Nique, Cratos, Bia e Zelos. Foi a primogênita de Oceano e Tétis, conhecida como o rio da imortalidade. Qualquer juramento feito em seu nome não pode ser quebrado.

Alfeu
Alfeu é um importante deus-rio, muito lascivo, conhecido por percorrer a Grécia atrás da ninfa Aretusa. Perseguiu a deusa Artemis, apaixonado, mas foi enganado por ela e pelas ninfas da floresta. Alfeu foi um dos rios desviados pelo herói Hércules.

Aquelou
Deus-rio metamórfico e pai das sereias. Lutou com Hércules pela mão de Djanira e, ao fim da luta, deu a ele o chifre de Amalteia.


Cefiso
Cefiso é o deus dos lagos, filho de Oceano e Tétis. É marido da ninfa Liríope e pai de Narciso e Diogenia.

Aqueronte
Deus do rio Aqueronte, que passa na entrada do submundo, onde os mortos deixam seus sonhos pra trás. É pai de muitas ninfas ctônicas e de Ascálafo, transformado em coruja por Hades e adotado por Atena.

Lete
Deusa-rio do esquecimento, que passa no submundo, quem bebe das suas águas esquece da própria existência.

Flegetonte
Deus do rio de fogo que passa pelo Tártaro, onde as almas condenadas queimam eternamente.

Cócito
Cócito é o deus do rio de lágrimas que passa no submundo. É pai de muitas ninfas ctônicas, entre elas, Menta, a amante de Hades.

Escamandro
Deus-rio próximo de Troia, que protege a família real troiana. Inimigo de Aquiles e Hefesto. Atacou Aquiles pois este estava enchendo suas águas de cadáveres de troianos. Para salvar Aquiles, Hefesto lançou sobre Escamandro as brasas de sua forja.

Ínaco
Ínaco é um deus-rio e o primeiro rei de Argos. Casou-se com a melíade Melia, com quem foi pai de Foroneu, Egialeu, Io e Argos Panóptes.

                             

Tânatos
Tânatos é um dos deamones (espíritos saídos da caixa de Pandora), sendo o deus da morte. Ele, junto às Keres e Macária, buscam as almas quando estas deixam o corpo.

Hipnos
Hipnos é o daemon do sono, irmão gêmeo de Tânatos. Pai dos oniros Morfeu, Icelo e Fântaso com Pasiteia. Vive adormecido em um palácio silencioso com seus filhos.

Geras
Geras é o daemon da velhice, amante de Tânatos. Às vezes aparece como um jovem deus, às vezes como um velho centenário.

Limos
Deamon da fome, Limos foi encarregada por Deméter de castigar o rei Erisictão fazendo-o comer tudo inclusive a si próprio.

Momo
Momo é a (o) daemon da ironia e sarcasmo, considerada pelos outros deuses como uma louca e destemperada. Todos seus comentários eram sarcásticos e visavam irritar os outros. Era tão irritante que foi presa por Zeus.

Lissa
Lissa é a daemon da loucura da raiva, da fúria. convocada pelos deuses a fim de castigar mortais com a loucura, como por exemplo, Hércules e as filhas de Mínias.

Apáte
Daemon do engano e da fraude, Apáte anda sempre acompanhada de seus sobrinhos, os pseudologos, deuses da mentira, filhos de Éris. Apáte e seu séquito são os inimigos de Aletéia, deusa da verdade.

Disnomia
Disnomia é a poderosa daemon da desordem e da ilegalidade, inimiga da deusa da ordem Eunômia. Disnomia trouxe diversos problemas a cidade de Atenas.

Adicia
Daemon da injustiça, Adicia é a arqui-inimiga de Dice, deusa da justiça. É representada sempre em luta com Dice.

Ftono
Ftono é o daemon da inveja e do ciume. Deus poderoso, provocava a discórdia entre homens e deuses. Conhecido por provocar Hera e Atena.

Algos
As algea eram as deamones da dor, filhas de Éris. Eram três: Acos, a dor física, vinda pelas doenças, feridas e venenos; Ania, a dor mental, vinda pelo estresse e aflição; e Lipe, a dor emocional, vinda pelo sofrimento e tristeza.

Queres
As Queres são as inúmeras deamones da morte. São elas as responsável por colher as almas da terra e levá-las ao mundo dos mortos.

Caronte
O pobre Caronte é o daemon servo de Hades. Encarregado de dirigir a barca dos mortos eternamente.

Elpis
Elpis era a personificação da esperança, último espírito a sair da caixa de Pandora. Responsável por trazer a esperança aos corações e superar a dor causada pelos daemones.


Todas as Partes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário