Mitologia Egípcia - Deuses #3 - Deuses Primordiais

Atom
Atom é o deus primordial segundo algumas vertentes da mitologia egípcia. Acredita-se ter nascido das águas do oceano primordial Num. Criou o mundo, a ogdóade e o par de deuses Shu e Tefnut.

Amun e Amunet
Amun e Amunet, ou Amon e Mut, são os deuses dos mistérios e de tudo que era oculto. Faziam parte da ogdóade, junto com Nun, Kuk, Heh e suas esposas. São pais dos deuses Khonsu e Montu, assim como, junto ao resto da ogdóade, criaram o ovo cósmico de onde nasceu Rá.

Nun e Neunet
Os deuses Nun e Neunet são as divindades guardiãs do oceano primordial Num.

Kuk e Kauket
São os deuses da escuridão primordial. Kuk tem cabeça de sapo, enquanto Kauket tem cabeça de serpente. Ambos representam o que havia antes da luz, ou seja, antes de Rá.

Heh e Hehet
O casal Heh e Hehet são os deuses do infinito e da eternidade.


Shu
Shu é o deus do ar, criado por Atom, marido de Tefnut e pai de Geb e Nut, o céu e a terra. Quando seus filhos se uniram entre si, Atom condenou Shu e afastar seus filhos para sempre.

Tefnut
Tefnut é a deusa da humidade e das núvens, representada com cabeça de leoa. É mãe de Geb e Nut com Shu. É conhecida como a generosa por ser ela quem mata a sede da humanidade

Geb
Filho de Shu e Tefnut, Geb é o deus da terra, sendo irmão e marido de Nut. É o suporte do mundo material. Depois de amar sua irmã Nut, foi condenado por Atom a viver separado desta por seu pai Shu.

Nut
Nut é a deusa do céu, filha de Shu e Tefnut. Com seu irmão Geb foi mãe de Osíris, Ísis, Seth e Néftis.


Todas as Partes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário