Mitologia Grega - Heróis

Hércules
Hércules foi o maior herói grego, filho de Zeus e Alcmena, dotado de imensa força. Famoso por seus 12 trabalhos, foi imortalizado após mostrar seu valor aos deuses. Casou-se com Hebe e com ela teve Aniceto e Alexiare. Enquanto mortal, entre um trabalho e outro Hércules vivia inúmeras aventuras como, por exemplo, ser um dos Argonautas, enfrentar o deus da morte Tânatos cara-a-cara e lutar diversas batalhas com os inimigos que encontrava. Sua eterna inimiga é a sua madrasta, a deusa Hera.

Perseu
Perseu era filho de Zeus e da princesa Dânae, meio-irmão e, ao mesmo tempo, bisavô de Hércules. Seus grandes feitos foram: a jornada para matar a Medusa, ter salvo Andrômeda de Ceto, ter tomado o trono do rei Polidecto e ter cumprido a profecia de matar o próprio avô, Acrísio. Perseu, segundo uma versão, foi morto após olhar diretamente para a cabeça da Medusa.

Teseu
Teseu, filho de Poseidon e Etra, é o herói conhecido por ter matado o Minotauro. Foi criado pelo padrasto, o rei Egeu, e viveu grandes aventuras em sua vida como, por exemplo, derrotar as amazonas, raptar Helena de Troia e tentar, sem sucesso, raptar Perséfone. Foi assassinado pelo rei Licomedes, que temia perder seu trono.


Odisseu
Odisseu, também chamado de Ulísses, era o rei de Ítaca, filho de Laerte e Anticleia e casado com Penélope. Foi grande guerreiro na Guerra de Troia e, ao fim desta, se perdeu em uma jornada marítima devido à inúmeras desavenças e um desentendimento com Poseidon. Após anos, ele pode retornar pra casa, reencontrar sua família e retornar ao trono.

Jasão
Filho do rei assassinado Esão, criado por Quíron e protegido por Hera, Jasão é sobrinho de Pélias, que usurpou o trono de seu pai e jurou que Jasão só seria rei se o trouxesse o velocino dourado. Jasão então criou o navio Argos, reuniu os lendários argonautas e engajou em uma jornada épica até Colchis, atrás do velocino. Lá namorou a princesa e cruel feiticeira Medeia e passou por diversas missões pelo velocino. Jasão retorna com o velo e assassina seu tio com a ajuda de Medeia, se tornando rei. Jasão morreu feliz, esmagado por um pedaço do Argos, dormindo, relembrando seus feitos.

Aquiles
Principal guerreiro da Guerra de Troia, Aquiles era filho do rei Peleu e da nereida Tétis, privilegiado pela invulnerabilidade, exceto pelo famigerado calcanhar. Foi de crucial importância para a vitória grega, junto com Odisseu, e foi morto por uma flecha atirada por Paris e guiada por Apolo até seu calcanhar.

Psiquê
Psiquê foi uma linda princesa mortal transformada em deusa após provar seu valor através de 4 trabalhos. Enquanto mortal, devido a um plano maligno de Afrodite, Psiquê se apaixona por Eros, mas, para tê-lo teria de cumprir quatro missões impostas por Afrodite. Ao se tornar imortal, casou-se com Eros e com ele foi mãe de Hedonê.

Atalanta
Atalanta foi heroína grega, filha de Esqueneu e Temisto (ou segundo outros, de Iaso e Clímene, ou até de Mênalo), abandonada pelo pai em um monte ainda bebê e criada por ursos e caçadores. Era mais rápida que qualquer mortal. Enamorou-se por Meleagro, mas ele morreu, então, jurou que só se casaria com aquele que a vencesse em uma corrida. Casou-se com Hipomene, após uma trapaça deste, e encontrou sua ruína sendo transformada, junto com o marido, em leões.

Belerofonte
Belerofonte, filho legítimo de Poseidon e filho adotivo do rei Glauco, é conhecido por ter matado a Quimera e montado o cavalo Pégaso. Conseguiu montar o cavalo alado com a ajuda de Atena e foi condenado a matar a Quimera, entre outras missões heroicas, depois do assassinato do próprio irmão. Tomado por ambição, resolveu voar com Pégaso até o Olimpo, mas foi derrubado por Zeus. Morreu mendigo, cego, velho e louco.

Cadmo
Cadmo foi o filho de Agenor e Teléssafa e fundador da cidade de Tebas, casado com a deusa Harmonia. Com o rapto de sua irmã Europa, Cadmo foi enviado para resgata-la e no caminho abateu o dragão de Ares e fundou a cidade de Tebas no local. Serviu Ares por anos como punição e, como pagamento, desposou sua filha Harmonia. Ao fim da vida foi transformado pelos deuses, junto a esposa, em serpentes.

Édipo
Filho do rei Laio, filho e amante de Jocasta, Édipo é conhecido por derrotar a Esfinge em sua jornada até Tebas. Ainda em seu caminho a Tebas, assassinou, sem saber, o rei tebano, seu próprio pai. Ao chegar em Tebas, desposou a rainha Jocasta, sua mãe. Ao tomar conhecimento do que fez, Édipo fura os próprios olhos e depois se mata.

Castor e Pólux
Castor e Pólux eram os heróis gêmeos filhos de Leda. Apesar de serem gêmeos, Castor era filho do rei Tíndaro e Pólux era filho de Zeus. Se tornaram heróis ao livrar o Peloponeso dos piratas. Quando tentaram roubar as noivas dos gêmeos messênios Idas e Linceu, Castor foi mortalmente ferido e Zeus para salvá-los colocou-os no céu como a constelação de Gêmeos.


Todas as Partes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário