-Calíope, rainha das musas, musa da eloquência, mãe de Orfeu;
-Erato, musa da poesia de amor;
-Erato, musa da poesia de amor;
-Euterpe, musa da música;
-Urania, musa da astronomia;
-Polímnia, musa da música sagrada;
-Clio, musa da história;
-Terpsícore, musa da dança;
-Talia, musa da comédia;
-Melpômene, musa da tragédia;
Graças
As graças, ou cárites, eram as filhas de Zeus e da oceânide Eurínome. Elas eram:
-Aglaia, deusa da criatividade, segunda esposa de Hefesto;
-Eufrosina, deusa da alegria e da euforia;
-Talia, deusa do florescer;
Ninfas
Ninfas são divindades menores, geralmente filhas de deuses-rios e ligadas à natureza. São, em sua maioria, leves e delicadas, alvos da luxúria dos sátiros. Dentre seus vários tipos existem as famosas dríades, ninfas das árvores, as náiades, ninfas de água doce, as antusas, ninfas das flores e jardins, antríades, ninfas das cavernas, melissas, ninfas do mel, entre outras.
Hespérides
As deusas Héspera, Egle e Erítia, também chamadas de hespérides, são as filhas de Atlas e deusas do entardecer. Foram incumbidas por Hera a guardar seu pomar junto ao dragão Ladon.
Melíades
Oniros
Os oniros são os filhos de Hipnos, o deus do sono. Eles são: Morfeu, o deus dos sonhos, que toma a forma humana nestes; Fântaso, deus da fantasia, que aparece na forma de objetos inanimados; e Fobetor, deus dos pesadelos, que toma a forma de animais e monstros.
Morfeu
Morfeu é o rei dos oniros, os filhos de Hipnos, e o deus alado dos sonhos. É o responsável por guardar o castelo e o sono de Hipnos. Morfeu cria os sonhos e, ao adentrá-los, toma a forma humana.
Quíron
Quíron é o centauro filho de Cronos e da ninfa metamórfica Filira. Treinou diversos heróis, como Hércules, Aquiles e Jasão. Se feriu com uma flecha envenenada de Hércules e, por ser imortal, não morreu, mas sentiu uma dor insuportável e infinita, por isso, foi transformado em constelação, o Sagitário.
Tiqué
Tiqué ou Tiquê é a deusa da sorte. Filha de Oceano e Tétis, forma uma tríade com Têmis e Nêmesis. Seus símbolos são a roda da fortuna e a cornucópia.
Prometeu
Deus, ou titã, filho de Iapeto e Asia, Prometeu foi o criador do homem. É conhecido por ter roubado o fogo dos deuses e tê-lo dado aos homens, o que lhe custou a sentença de ser aprisionado e ter o fígado arrancado, todo dia, por um abutre. Com a ninfa Clímene foi pai de Deucalião.
Epimeteu
Epimeteu é conhecido como o criador dos animais. Irmão gêmeo de Prometeu, desposou Pandora, a primeira mulher, com quem foi pai de Pirra. Ele estava presente quando sua esposa abriu a caixa amaldiçoada.
Métis
Métis é uma oceânide e a deusa da prudência, foi a primeira esposa de Zeus e com ele foi mãe de Atena, sua primogênita. Devido à uma profecia envolvendo seu primeiro filho homem, Metis foi enganada e engolida por Zeus.
Leto
Filha de Febe e Koios, Leto foi amada por Zeus e com ele foi mãe de Apolo e Artemis. Sua gestação foi atrasada por meses, a mando de Hera. Leto foi perseguida pelo dragão Píton, que foi morto por seus filhos.
Astéria
Astéria é filha de Koios e Febe e irmã de Leto. Foi a deusa do céu noturno e mãe de Hecate com o titã Perses. Ao fugir dos cortejos de Zeus, Astéria se atirou ao mar e se transformou na ilha de Delos.
Nérites
Nérite foi o único filho homem de Nereu e Dóris. Fora o primeiro namorado de Afrodite, mas teve de abandona-la quando ela foi embora pro Olimpo. Após o término com Afrodite, Nérites se tornou amante de Poseidon.
Pleione
Pleione foi a oceânide esposa de Atlas e mãe das plêiades e de Calipso. Morava no monte Cilene, foi perseguida por Órion por anos e se refugiou no céu, com suas filhas, se transformando em estrelas.
Asclépio
Asclépio, ou Esculápio, era o filho de Apolo e Corônis e deus da cura. Tinha o poder de trazer os mortos de volta a vida, e isso irritou Hades. Foi condenado por ir contra a ordem natural e transformado na constelação do Serpentário. Coube a seus filhos Higia, Panaceia e Telésforo continuarem seu legado.
Hermafrodito
Filho de Hermes e Afrodite, Hermafrodito era extremamente lindo. A ninfa Sálmacis, apaixonada, o enfeitiçou e fundiu seus corpos, se tornando um ser andrógino. Dizem que ele(a) amaldiçoou o lago de Sálmacis, de forma que quem se banhar nele terá o gênero trocado.
Peito
Filha de Afrodite e Dioniso, ou pra outros, uma oceânide, Peito é a deusa da persuasão. É esposa de Hermes e uma integrante do séquito de Afrodite.
Carpo
Filho de Zéfiro e Clóris e irmão de Anteia, Carpo é o deus dos frutos. Reina durante o outono, trazendo o amadurecimento e a colheita.
Anteia
Anteia é a deusa dos jardins, irmã do deus Carpo e criada por Clóris dentro de uma flor. Enquanto estava dentro da flor, foi soprada por Zéfiro, sem querer, para longe. Foi encontrada e criada por Afrodite.
Pluto
Filho de Deméter e Iásio, Pluto é o deus da riqueza. Ele vaga pelo mundo e quem tem a sorte de encontra-lo se torna rico. Pluto concedia a riqueza apenas para os bons e, por isso, Zeus o cegou, para que não diferenciasse o bem e o mal.
Arion
Arion é o deus-cavalo filho de Poseidon e Deméter. Possuía o dom da fala, era incrivelmente veloz e podia andar sobre as águas. Ajudou e até salvou muitos heróis, como Hércules.
Glauco
Glauco é um deus marínho filho de Poseidon. Era um pastor mortal, porém, foi transformado por Oceano e Tétis em divindade do mar. Tentou o amor da ninfa Cila, porém, Circe, apaixonada por ele, transformou Cila em um monstro horrendo. Glauco rejeitou Circe e viveu sozinho desde então.
Proteu
Filho de Poseidon, assim como pastor de seu rebanho, Proteu é um deus marinho pai da ninfa Eidoteia. Tem o poder da profecia, porém, também possui o poder da metamorfose, que usava para se transformar em monstros e afugentar aqueles que queriam saber o futuro.
Amaltéia
Amaltéia é uma das melíades e foi a ama de leite de Zeus na forma de uma cabra. Foi ela quem instruiu Zeus a fazer o Égide com a pele da ninfa Ega. É a mãe dos dois cabritinhos colocados na constelação de Auriga.
Tétis (nereida)
Nereida casada com o rei Peleu, Tétis é a mãe do herói Aquiles, quem tentou imortalizar banhando-o no rio Estige. Foi também a mãe de criação de Hefesto, junto a oceânide Eurínome.
Eurínome
Eurínome é uma oceânide, mãe das graças com Zeus. Junto com sua sobrinha Tétis ajudou a criar o jovem Hefesto.
Arce
Arce era a deusa do orvalho, filha de Taumas e a oceânide Electra, sendo assim, irmã de Iris. Por ser a mensageira dos titãs na titanomaquia, teve suas asas arrancadas por Zeus e foi lançada no Tártaro. Suas asas foram dadas de presente à nereida Tétis, que as deu para Aquiles.
Circe
Deusa e feiticeira poderosa, Circe é filha de Hélio e Hécate e mãe de Telégono com Odisseu. É conhecida como a rainha da mítica ilha de Éa, que transformava os homens em animais, e também como aquela que transformou Cila em monstro.
Pasífae
Pasífae é uma deusa-feiticeira, filha de Hélio e Hécate. Casou-se com o rei Minos, com quem teve Ariadne, Deucalião, Androgeu, Fedra, Glauco, Catreu e Acacalis. Engravidou do touro de creta e teve o Minotauro. Era tão ciumenta que colocou um feitiço em Minos para que ela não se deitasse com outra.
Eetes
Eetes é um deus, filho de Hélio e Hécate, que reinou sobre a Cólquida (ou Colchis). Ao receber Crisómalo, o carneiro dourado, Eetes o sacrificou a Zeus e guardou sua lã mágica, o velocino de ouro. Colocou o velo sob a guarda de um dragão e, quando Jasão veio atrás dele, deu ao herói alguns desafios para cumprir em troca. É pai de Medeia, Calcíope e Absirto com a rainha Eidia.
Perses (rei)
Perses foi um deus-rei, filho de Hélio e Hécate. Reinava sobre o Quersoneso (ou Quérson) e tinha uma filha chamada Hécate. Hécate era especialista em venenos e uma assassina nata, que acabou matando Perses com um veneno descoberto por ela mesma, o acônito.
Calipso
Filha de Atlas e Pleione, Calipso vive presa na mítica ilha de Ogígia por ter apoiado Atlas na guerra dos titãs. Salvou e se apaixonou pelo naufrago Odisseu. Manteve-o com ela durante sete anos, lhe deu três filhos e depois o libertou a mando de Zeus.
Egipã
Egipã era um dos panes, filhos de Pã e parentes dos sátiros. Durante a luta entre Zeus e Tifão, Egipã distraiu o monstro pelo mar se transformando em um híbrido de bode e peixe. Em recompensa, Zeus fez de Egipã a constelação de Capricórnio.
Ascálafo
Ascálafo é o filho do deus-rio Aqueronte e da ninfa ctônica Orfne. Ele era o guarda do pomar de Hades e ofereceu à Perséfone a romã que a aprisionou no submundo. Foi transformado por ela em coruja e, assim, foi adotado por Atena.
Ega
Filha de Hélio e Perseis, Ega era extremamente brilhante e, por isso, foi presa por Gaia em uma caverna em Creta, onde amamentou Zeus. Ega sacrificou sua vida, dando a Zeus sua pele para confecção da Égide, escudo mágico que brilha intensamente. Em agradecimento Zeus a transformou na estrela Capella.
Triptólemo
Triptólemo, filho de Celeu, era o príncipe de Elêusis. Seu pai, o rei, recebeu Deméter durante sua jornada para achar Perséfone e, como a deusa estava incapacitada de fertilizar a terra, ela presenteou Triptólemo, o primogênito, com uma carruagem mágica puxada por dragões e sementes para que ele semeasse a terra. Assim Triptólemo passou a ser cultuado com um deus da agricultura.
Todas as Partes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário