Mitologia Nórdica - Deuses #3 - Seres Primordiais

Ymir
Ymir é uma das entidades primordiais nórdicas, o primeiros dos jotnar. Ele surgiu misteriosamente no ginnungagap, o vazio da criação, junto à vaca Audhumla e montanhas de gelo. Do suor do adormecido Ymir nasceram os primeiros jotnar. Ele surgiu dormindo e só acordou para lutar com os filhos de Borr, por quem foi morto. De seu corpo foi criada Midgard.

Audhumla
Audhumla é a vaca primordial. Era colossal e alimentou o adormecido Ymir com seu leite. Ao lamber os blocos de gelo primordiais, Audhumla encontrou Buri, primeiro deus.

Buri
Buri é tido como o primeiro deus nórdico a surgir. Estava preso dentro de um bloco de gelo e foi libertado pela vaca Audhumla. Buri criou Borr, que veio a ser pai de Odin.

Surtr
Surtr é o gigante de fogo primordial, pai dos gigantes de fogo, guardião de Muspelheim e responsável por varrer o mundo com fogo no Ragnarok. É dono de uma espada de fogo capaz de destruir a ponte Bifrost.

Nidhogg
Nidhogg é um enorme dragão que vive em Niflheim e rói as raizes mais profundas da Yggdrasil com o intuito de destruí-la. Está constantemente trocando insultos com a águia Vedrfolnir, os quais são levados pelo esquilo Ratatoskr.

Borr
Filho de Buri, Borr se relacionou com a jotun Bestla, com quem teve Odin, Vili e Ve.

Bestla
Mãe de Odin, Vili e Ve com Borr, Bestla é filha do jotun Bolthorn e irmã de Mimir.

Bolthorn
Bolthorn é um antigo jotun, pai de Bestla e Mimir e avô de Odin e seus irmãos.

Mimir
Deus-jotun da sabedoria, Mimir é filho de Bolthorn e tio de Odin. É dono de um poço mágico, cujas águas tornam sábio aquele que delas beber. Permitiu que seu sobrinho Odin tomasse da água mágica em troca de seu olho.

Nornas
Nascidas do poço Urdarbrunnr, as nornas eram as deusas do destino. Eram as responsáveis por cuidar da árvore Yggdrasil. Eram três:

   Urd, deusa do passado, é a anciã que está sempre olhando pra trás e guarda os mistérios do passado.

   Verdandi, deusa do presente, é a mulher que está sempre olhando pro agora.

   Skuld, deusa do futuro, é a virgem que está sempre coberta da cabeça aos pés e guarda um pergaminho com os segredos do futuro.


Todas as Partes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário