Pégaso
O Pégaso é o lendário cavalo alado nascido do contato do sangue da Medusa com a água do mar. Foi domado por Belerofonte com a rédea de ouro de Atena. Depois da queda de Belerofonte, Zeus transformou o Pégaso em constelação.
Górgonas
As górgonas mulheres monstruosas, com serpentes no lugar de cabelos, corpo escamoso, garras de ferro e sangue venenoso. Sendo as três filhas de Fórcis e Ceto, eram elas: Euriale e Esteno, ferozes e imortais; e Medusa, mortal, porém, com a habilidade de petrificar aquele que mirasse seus olhos. Medusa foi a górgona que enamorou Poseidon e, com seu sangue, deu origem ao Pégaso, ao gigante Crisaor e à Anfisbena.
Minotauro
Monstro grotesco metade homem e metade touro, fruto da relação da rainha Pasífae com o touro mágico de Poseidon. Vivia no labirinto de seu padrasto Minos e, a cada nove anos, devorava sete jovens atenienses que eram enviados como sacrifício. Foi morto por Teseu.
Quimera
A Quimera era criatura parte leão, parte cabra, parte serpente cuspidora de fogo, filha de Tifão e Equidna. Foi assassinada pelo herói Belerofonte montado sobre o Pégaso.
Equidna
Esposa de Tifão, Equidna era um monstro gigantesco, com a parte de cima de uma bela mulher e metade inferior de serpente. É filha de Fórcis e Ceto e com Tifão foi mãe dos piores monstros da terra. Foi morta por Argos Panoptes.
Centauros
Centauros eram seres metade homem e metade cavalo. O primeiro centauro foi Quíron, enquanto os outros são descendentes do rei Íxion e de uma nuvem. Com exceção de Quíron e Folo, os centauros são selvagens e se tornam mais violentos ainda quando embriagados.
Sátiros
Descendentes de Pã, os sátiros são criaturas metade homem e metade bode. Em honra ao seu progenitor, os sátiros vivem tocando a flauta-de-Pã. São extremamente libidinosos e constantemente estão assediando ninfas.
Hipocampos
Híbridos de cavalos e peixes, os hipocampos são criados por Poseidon através da espuma do mar. São as montarias das nereidas e também puxam a carruagem de Poseidon.
Fênix
As fênix são aves místicas consagradas a Hermes que ao completar uma idade avançada explodiam em chamas e, das cinzas, renasciam como um jovem passarinho.
Grifos
Grifos são criaturas metade leão e metade águia, sedentas por riquezas, símbolo de Zeus e de Nêmesis. São os inimigos mortais dos Basiliscos.
Basiliscos
Os basíliscos são monstros em forma de gigantesca serpente, coroada de penas, que reinavam sobre todas serpentes. Acreditava-se que quem olhasse nos olhos de um Basilisco morria subitamente.
Sereias
As sereias, ou sirenas, eram criaturas metade mulher e metade pássaro que cantavam sobre rochedos e atraiam os navegantes com seu canto, para devora-los. Eram tidas como as filhas de Aqueloo, que foram amaldiçoadas por Afrodite. Eram elas: Lígia, Partênope e Leucósia.
Cérbero
Incrível cão de três cabeças, Cérbero é grande como um touro e feroz como um dragão. Filho de Tifão e Equidna, foi adotado por Hades e colocado como guardião da entrada do submundo. Evita que as almas retornem para o mundo dos vivos e ataca os viventes que tentam entrar no submundo. Uma vez, foi capturado por Hércules em seu 12° trabalho e trazido para a superfície, mas, depois foi levado de volta.
Leão de Neméia
O leão da Neméia era um felino enorme de couro quase impenetrável, filho do Cérbero, que assolava a região da Neméia. Foi morto por Hércules em seu primeiro trabalho e teve sua pele transformada em veste. Foi colocado por Hera no céu como a constelação de Leão.
Hidras
Hidras são enormes serpentes dotadas, primeiramente, de nove cabeças, mas, a cada cabeça cortada nascem-se duas no lugar. Descendentes de Fórcis e Ceto, a mais famosa delas foi derrotada por Hércules, que cauterizou cada cabeça após corta-las.
Carcino
O Carcino, ou Carquinos, foi um caranguejo gigante enviado por Hera para matar Hércules em seu segundo trabalho. Foi chutado pelo herói com tanta força que adentrou os céu se tornando a constelação de Cancer.
Javali de Erimanto
Javali gigantesco e feroz enviado por Artemis como castigo aos habitantes do monte Erimanto. Foi capturado por Hércules, em seu terceiro trabalho, após dias de perseguição.
Corça Cerinéia
Taigete era uma bela ninfa que fora transformada por Artemis em corça para fugir de Zeus. Possuía chifres de ouro e patas de bronze, habitava o monte Cerineu e ninguém a conseguia capturar. Hércules a perseguiu até Hiperbórea, onde Artemis lhe permitiu pegá-la, contanto que a trouxesse viva.
Estinfálides
As aves do Estínfalo eram pássaros de penas metálicas que pareciam formar uma armadura. Eram devoradores de gente e pertenciam ao deus Ares. A maioria destes foi morta por Hércules em seu sexto trabalho. Os que restaram foram encontrados pelos argonautas.
Touro de Creta
Foi o touro pai do Minotauro com a rainha Pasífae. Fora enviado por Poseidon ao rei Minos, que o roubou em vez de sacrifica-lo, fazendo com que o deus o amaldiçoasse tornando o touro louco e inaplacável, destruindo os campos de Creta. Hércules o matou.
Éguas de Diomedes
Gerião
Gerião era um gigante monstruoso, com três cabeças e seis braços, filho de Crisaor e Calírroe. Foi morto por Hércules, em seu 10° trabalho, e seu gado foi roubado por este.
Ortro
Ortro era um cachorro gigante de duas cabeças, filho de Tifão e Equidna. Guardava o rebanho de Gerião, junto com o centauro Euritião, na mítica ilha de Erítia. Ambos, centauro e cão, foram mortos por Hércules.
Ladon
Polifemo foi um ciclope filho de Poseidon e da ninfa Teosa que vivia sozinho cuidando de ovelhas perto do monte Etna. Uma vez, ao encontrar e tentar devorar Odisseu e sua tribulação, foi cegado pelo herói. Polifemo suplicou ao seu pai, que praguejou a viajem de Odisseu.
Caríbdis
Caríbdis foi, primeiramente, uma ninfa "diferente" que morava na região de Messina. Era uma ninfa selvagem, irmã de Cila, que ao atacar a caravana de Hércules foi morta por um raio de Zeus. Seu corpo foi jogado nas profundezas do mar, onde foi transformado por Poseidon em um monstro capaz de gerar um turbilhão e engolir embarcações.
Cila
Cila, irmã de Caríbdis, era uma bela ninfa por quem o deus Glauco se apaixonou. Glauco pediu ajuda a Circe, que lhe deu uma poção que dizia ser uma poção do amor. Glauco derramou a poção na fonte e, quando Cila se banhou, seus membros inferiores se transformaram em enormes seis serpentes com cabeça de cachorro. Cila fugiu para o estreito de Messina, onde ficava a irmã e passou a atacar as embarcações que passassem por ali.
Harpias
Filhas de Taumas e da ninfa Electra, as Harpias são criaturas grotescas, com cabeça deformada de mulher e corpo falconídeo. São imortais e muito selvagem e estão sempre morrendo de fome. Foram enviadas por Zeus para atormentar o profeta Fineu, mas foram espantadas pelos argonautas. Seus nomes são Aelo, Celeno e Ocípete.
Calcotauros
Os calcotauros, touros da Cólquida ou touros de Colchis eram dois touros de bronze, forjados por Hefesto, que cuspiam fogo. Pertenciam ao deus Eetes, rei da Cólquida, que incumbiu Jasão, em sua missão pelo velocino de ouro, de domar os touros e arar um campo com seus chifres.
O dragão de Tebas foi um dragão do deus Ares que habitava uma fonte. O herói Cadmo o matou e semeou seus dentes, dos quais nasceram os espartos.
Esfinge
Esfinge era uma criatura alada com corpo de leão e cabeça de mulher, dotada de grande sabedoria. Era descendente de Tifão e Equidna. Costumava residir em uma estrada de Tebas, perguntando aos transeuntes o famoso "enigma da Esfinge" e, matava àqueles que não conseguissem responde-lo. Foi morta por Édipo que conseguiu resolver seu enigma.
Todas as Partes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário