Mitologia Nórdica - Deuses #1 - As Divindades Principais

Odin
Rei dos deuses nórdicos, Odin, ou Woden, é filho de Borr e Bestla, marido de Frigga, amante de Freya e pai de diversos deuses, como Thor, Baldr, Bragi e as valquírias. Odin é tido como o criador de Midgard, dos primeiros humanos, das runas e diversas outras coisas. Deu seu olho Mimir, seu tio, em troca do conhecimento.

Frigga
Filha do jotun Fjorgyn e irmã de Fulla, Frigga, ou Frigg, é a deusa da maternidade e da família, esposa de Odin e mãe de Baldr, Hodr e Hermodr. Frigga tem o poder de ver o futuro, mas não revela a ninguém.

Thor
Thor é o deus do trovão, filho de Odin e da jotun (gigante) Jord. É casado com a deusa Sif com quem é pai de Thrud, e também é pai de Magni e Modi com a jotun Jarnsaxa. É conhecido como o cabeça-quente assassino de jotnar (plural de jotun).

Freya
Irmã gêmea de Frey, filha de Njord e, provavelmente, Nerthus, Freya era a princesa do clã Vanir, antes deste se fundir aos Aesir. É a deusa do amor, sexualidade, fertilidade e da guerra, mãe das valquírias com Odin, casada com Odr e mãe de Gersemi e Hnossa. Freya é a dona de colar mágico Brisingamen e da capa mágica que dá asas a quem usa.

Frey
Frey é o deus da fertilidade, da prosperidade e da alegria, irmão gêmeo de Freya e também o rei de Alfheim, o mundo dos elfos. Depois de muito tentar, desposou a jotun Gerda e com ela teve Fljolmo. É dono do javali mágico Gullinbursti e do navio Skidbladnir e já possuiu a espada mágica Summerbrandr, que deu para o pai de Gerda para tê-la.

Loki
O grande vilão da mitologia nórdica, Loki é o deus-jotun filho dos gigantes de fogo Laufey e Farbauti. Tido como deus das travessuras Loki é grande responsável pelo Ragnarok. É pai dos deuses-monstro Hela, Fenrir e Jormungand com a jotun Angrboda, e dos irmãos Narvi e Váli com sua esposa Sigyn. Foi o responsável pela morte de Baldr e, por isso, foi preso e torturado até o dia do Ragnarok.

Skadi
Skadi é a deusa-jotun do inverno, da caça e das montanhas, filha do gigante Thiazi, ex-esposa de Njord e depois casada com Ullr. Skadi odiava os deuses pela morte de seu pai, porém, após se casar com Njord, passou a vê-los como família.

Njord
Deus do verão e da maritimidade, Njord era o líder dos Vanir antes destes se unirem aos Aesir. Pai de Frey e Freya com sua própria irmã, que seria Nerthus, provavelmente. Foi casado com Skadi, mas, devido as suas diferenças, se separaram.

Tyr
Tyr é o deus da guerra e filho dos jotnar Hymr e Hrodr. Tyr perdeu a mão direita ao coloca-la na boca do deus-lobo Fenrir para poder prende-lo.

Heimdall
Deus guardião da ponte arco-íris Bifrost, Heimdall nasceu da união das nove filhas do deus do mar Aegir. Heimdall monta o cavalo mágico Gulltop e é dono do chifre Gjallarhorn, com o qual anunciará o Ragnarok.

Bragi
Bragi é o deus da poesia, da música e dos trovadores, filho de Odin e da jotun Gunnlod e ex-esposo de Idunna. Durante uma festa no castelo de Aegir, foi acusado por Loki de ser gay e, quando Idunna tentou defender o esposo foi acusada de adultério. 

Idunna
Idunna, ou Idunn, é a deusa da juventude, guardiã das maças douradas que concedem aos deuses sua força e juventude. Foi casada com Bragi, de quem se separou após as acusações de Loki dela ser adultera. Uma vez fora raptada pelo jotun Thiazi, mas foi resgatada por Loki.

Baldr
Baldr foi o deus da bondade, felicidade e justiça. Era filho de Odin e Frigga, irmão de Hermodr e Hodr, casado com Nanna e pai de Forseti. Graças á magia de Frigga, nenhum ser, vivo ou inanimado, podia lher ferir, exceto o visco, que podia mata-lo. Loki, então, armou um plano e fez com que Hodr, que era cego, matasse Baldr com uma flecha de visco. Após sua morte, tentaram, sem sucesso, traze-lo de volta e Baldr permaneceu em Helheim, até o Ragnarok, quando poderá retornar.

Hermodr
Irmão de Baldr e filho de Odin e Frigga, Hermodr era o mensageiro dos deuses nórdicos. Foi ele o encarregado de ir até Helheim, ou Niflheim, buscar, sem sucesso, a alma de Baldr.

Hodr
Hodr era o deus cego, filho de Odin e Frigga, que, enganado por Loki, atirou uma flecha de visco em Baldr, matando-o. Depois de os deuses perceberem que Baldr havia realmente morrido, Vali, filho de Odin, matou Hodr.

Sif
Sif é a esposa do deus Thor e mãe de Thrud. Antes de desposar Thor, Sif era casada com o jotun Orvandil, com quem teve o deus Ullr, o glorioso. Sif era conhecida por seus cabelos dourados e Loki, em uma de suas travessuras, cortou-os, porém, depois de muitas trapaças, conseguiu cabelos novos, feitos de puro ouro para ela.

Sigyn
Deusa da fidelidade e da virtude, Sigyn é a segunda esposa de Loki e mãe de Narfi e Vali. Era uma serva de Frigga prometida em casamento a um jotun. Loki matou o gigante e se casou com ela. Quando Loki foi condenado pela morte de Baldr, Sigyn permaneceu ao seu lado impedindo que o veneno da serpente o machuque até o dia do Ragnarok.

Ullr
Ullr, o glorioso, é o deus caçador, filho da deusa Sif e do gigante Orvandil, enquanto estes ainda eram casados. Foi adotado por Thor depois que esse se casou com Sif. Ullr reinou em Asgard por dez anos mas, com a volta de Odin, foi expulso da morada dos deuses, se casou com Skadi e passou a viver em Midgard como um mago.

Odr
Odr é o deus do clã Vanir, esposo de Freya e pai de Gersemi e Hnossa. É responsável por guiar a carruagem de Dag e, por isso, não fica muito em Asgard, fazendo com que Freya, com saudade, chore lágrimas de ouro.

Nanna
Filha do jotun Nepr, esposa de Baldr e mãe do deus Forseti. Quando Baldr morreu, os deuses colocaram seu corpo no navio Hringhorni e depois atearam fogo, e Nanna, de tanta tristeza se joga nas chamas e morre.

Vidar
Vidar, o silencioso, é o deus da vingança, filho de Odin e da poderosa gigante Grid. Ele mora na floresta silenciosa de Landvidi e veste enormes sapatos de couro reforçado. Está destinado a sobreviver ao Ragnarok, matar Fenrir e se tornar o rei dos deuses do novo mundo.

Vali
Filho de Odin e da princesa jotun Rind, Vali foi o vingador da morte de Baldr ao matar o deus Hodr. Em poucos dias após seu nascimento já era um homem adulto, e então, partiu para Asgard e matou Hodr com uma única flecha. Sobreviverá ao Ragnarok.

Sunna
Sunna, ou Sol, é a deusa solar, filha de Mundilfari e Glaur, irmã do deus Mani e esposa de Glen. Sunna guia a carruagem do sol, puxada pelos cavalos Arvak e Alsvid, enquanto é perseguida constantemente pelo lobo Skoll, filho de Fenrir. É dona do escudo mágico Svalinn.

Mani
Deus lunar, irmão de Sunna e filho dos jotnar Mundilfari e Glaur. Mani guia a carruagem da lua com a ajuda dos seus servos, as crianças Hjuki e Bil, enquanto é perseguido pelo lobo Hati, filho de Fenrir.

Vili
Vili, ou Hoenir, era o irmão de Odin, filho de Borr e Bestla, conhecido por ter dado à humanidade a capacidade de sentir e se emocionar. Quando os Vanir se aliaram aos Aesir, Vili foi enviado a Vanaheim como prova de boa vontade, porém, ele irritou tanto os Vanir ao sempre consultar Mimir pra tudo que os Vanir decapitaram Mimir e enviaram a cabeça de volta aos Aesir.

Ve
Ve, ou Lodurr, era um dos irmãos de Odin, filho de Borr e Bestla, que deu à humanidade o dom da fala. Loki, uma vez, insinuou que Ve teria tido um caso com Frigga, sua cunhada.

Fulla
Filha do jotun Fjorgyn, Fulla é irmã e, ao mesmo tempo, serva de Frigga. Fulla era a guardiã da caixa mágica de Frigga, que guardava os mistérios do futuro.

Nerthus
Nerthus, também chamada Hertha, era a deusa Vanir da terra e da fertilidade, irmã e amante de Njord, com quem foi mãe de Frey e Freya.

Nott
Nott é a poderosíssima jotun da noite, respeitada até por Odin. É filha de Norr, esposa do deus Dellingr e mãe de Jord, Dag e Aud. Nott traz a noite em uma carruagem negra puxada por Hrimfaxi, cavalo negro com a crina de gelo, que traz o orvalho e a geada.

Jord
Jord é a deusa-jotun da terra, filha de Nott e Annar e mãe de Thor com Odin. Jord é a deusa de Midgard e é tida como inimiga de Frigga, esposa de Odin.

Dag
Filho de Nott e Dellingr, Dag é o deus do dia, que traz a luz montado no cavalo mágico de crina brilhante Skinfaxi.

Aud
Aud, o rico, é filho da jotun Nott e do jotun Naglfari, meio-irmão de Dag e Jord e, por isso, tio de Thor. É tido como deus da prosperidade.

Aegir
Deus-jotun dos marinheiros, Aegir é filho do poderoso gigante Fornjot e marido da deusa-jotun Ran. Com Ran, Aegir é pai de nove filhas, as ondas do mar. Aegir é o rei dos Fjortun, os gigantes do mar, e é dono de um suntuoso palácio submarino que serve de salão de festa dos deuses Aesir. O hidromel consumido pelos deuses é fornecido por Aegir.

Ran
Ran é uma deusa-jotun marinha, esposa de Aegir e mãe das nove ondas do mar. Ran é extremamente má e usa sua rede mágica para puxar os navegantes para o fundo do mar para morrerem. As almas daqueles mortos por Ran não vão para Helheim nem para Valhalla, eles permanecem no mar sob o poder de Ran.

Halogi
Halogi, ou Logi, é o deus-jotun do fogo, filho de Fornjot, casado com a jotun Glod e pai de Eisa e Eimyrja. Vive no castelo mágico Utgardr, onde, uma vez, enfrentou Loki em uma competição de comer.

Kári
Com poder sobre os ventos, Kári é o terceiro deus-jotun filho de Fornjot.

Thrud
Thrud é a deusa filha de Thor e Sif. É uma belíssima deusa guerreira e regente do tempo, cuja raiva traz nuvens negras e a alegria traz o bom tempo. 

Magni
Magni é o deus da força, filho de Thor e da jotun Jarnsaxa e irmão de Modi. Ainda bebê, Magni foi capaz de levantar o corpo morto do gigante Hrungnir. É dono do cavalo Gullfaxi, que pertencia ao citado gigante. Herdará o Mjolnir ao fim do Ragnarok.

Modi
Irmão inseparável de Magni, Modi é o deus da coragem, filho de Thorn e Jarnsaxa.

Gersemi
Gersemi, a jóia, é uma das filhas da deusa Freya e seu marido Odr. Junto com sua irmã Hnossa são as deusas do amor e da beleza.

Hnossa
Hnossa, o tesouro, é a irmã de Gersemi, filha de Freya e Odr. Ela e sua irmã são as deusas de tudo que é belo e amoroso.

Forseti
Filho de Baldr e Nanna, Forseti é o deus da justiça da paz. Forseti não conta ou contará uma mentira sequer e, quando julga, busca sempre mediar ambas as partes.

Fjornir
Fjolnir, ou Fjolno, era o filho de Frey e Gerda. Foi um rei lendário da dinastia Yngling. Era mortal e morreu afogado no hidromel.

Hela
Hela, também chamada de Hel, é a deusa do submundo, filha de Loki e da jotun Angrboda e irmã dos deuses-monstros Fenrir e Jormungand. Hela possui metade do corpo de uma bela jovem e a outra metade de um cadáver. Ela é a rainha de Helheim, o reino dos mortos sem glória. É completamente imbatível dentro de seus domínios.

Fenrir
Fenrir, ou Fenris, é o deus-lobo, filho de Loki e Angrboda, responsável por matar Odin no Ragnarok. Os deuses conseguiram prender Fenrir com a corrente mágica Gleipnir, porém, enquanto o faziam, Fenrir abocanhou e decepou a mão direita de Tyr. Fenrir deve continuar preso até o início do Ragnarok. É pai dos lobos Skoll e Hati.

Jormungand
Jormungand, a serpente de Midgard, é filho de Loki e Angrboda. Tem a forma de uma serpente enorme, longa o bastante para circundar o mundo. Foi usado por Utgarda-Loki para enganar Thor na forma de um gato. Já foi pescado por Thor, mas foi liberto por Hymr.

Narfi
Narfi era um dos filhos de Loki e Sigyn. Quando Loki foi condenado pela morte de Baldr, os deuses trasformaram Vali em lobo e fizeram com que ele matasse Narfi, então, pegaram suas tripas e amarraram Loki com elas.

Váli
Vali era um dos filhos de Loki e Sigyn. Foi transformado pelos deuses em lobo e forçado a matar o próprio irmão Narfi.


Todas as Partes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário