Mitologia Grega - Criaturas #2 - Monstros

Erínias
Nascidas do sangue de Urano, as Erínias são três deusas pavorosas, com cabelos de serpentes e asas de morcego, encarregadas de punir os mortais por seus crimes de sangue. Eram elas: AlectoMegera Tsífone.

Ciclopes
Os ciclopes originais foram os primeiros filhos de Urano e Gaia, rejeitados pelo pai devido a suas deformidades, eram gigantes de um olho só. Seus nomes são BrontesArges Estéropes. Foram aprisionados no Tártaro por Urano e só foram libertados muito tempo depois por Zeus. Possuíam grande domínio da magia e usavam-no para confeccionar incríveis armas mágicas.

Hecatônquiros
Segundos filhos de Urano e Gaia, os hecatônquiros também foram rejeitados por Urano por sua aparência. Eram ditos possuir cem braços e cinquenta cabeças. Foram aprisionados no Tártaro e depois libertados por Zeus. Por possuírem extremo domínio da magia, foram fundamentais na titanomaquia, garantindo a vitória de Zeus. Eram eles: BriareuCoto Giges.

Gigantes
Os gigantes gregos eram seres altos, fortíssimos e com serpentes no lugar de pernas. Eram nascidos do sangue derramado de Urano. Causaram o gigantomaquia quando resolveram invadir o Olimpo, e foram derrotados. Alguns dos gigantes eram: EurimedonPorfírioPolibotesEnceladoPalasHipólitoMimasClítioLeonDamiso Agrios.

Campe
Campe era uma criatura criada por Cronos para guardar os ciclopes e os hecatônquiros aprisionados no Tártaro. Tinha corpo de mulher da cintura pra cima e corpo de dragão da cintura pra baixo. Foi morta por Zeus quando este foi libertar os ciclopes e hecatônquiros.


Crisómalo
Crisómalo, o carneiro dourado, foi criado e enviado por Zeus para resgatar Frixo e Hele, filhos de Nefele, e levá-los, voando, até Colchis. O rei Eetes sacrificou Crisómalo a Zeus e de sua pele mágica foi feito o velocino de ouro. Foi colocado no céu como a constelação de Áries.


Talos
Talos de Creta era um autômato colossal feito por Hefesto que protegia a ilha de Creta atacando as naus com pedras. Fora dado, por Zeus, de presente a sua amante Europa, como uma espécie de guarda-costas. Talos foi morto por Jasão e os argonautas, que o feriram no seu ponto fraco: uma veia escondida em sua perna.

Lélape
Lélape foi um cão mágico criado por Zeus e dado de presente a sua amante Europa. Tinha a habilidade de nunca perder uma caça e, por isso, foi colocado atrás da Raposa de Têumesso, que nunca podia ser capturada. Devido ao paradoxo entre o destino dos dois animais, os deuses os transformaram nas constelações de Raposa e Cão Menor.

Espartos
Os semeados eram esqueletos vivos nascidos dos dentes do dragão de Tebas, quando plantados por Cadmo. Os primeiros espartos brigaram entre si e se mataram. O resto dos dentes do dragão foram coletados por Eetes, que incumbiu Jasão de plantá-los. Jasão derrotou os segundos espartos tacando-lhes pedras.

Gréias
As gréias eram as irmãs das górgonas, filhas de Fórcis e Ceto. Nasceram velhas e possuíam apenas um olho que precisavam alternar entre si. Foram enganadas por Perseu, que roubou seu olho a fim de descobrir o caminho até a morada das górgonas, o qual elas guardavam. Eram três: DinoÊnio Pênfredo.

Lâmia
A rainha Lâmia da Líbia, filha de Poseidon, foi uma amante de Zeus. Hera, ao descobrir a traição, transformou Lâmia em um monstro e a forçou a matar os próprios filhos. Foi amaldiçoada a nunca poder fechar os olhos, porém, Zeus lhe permitiu retirar os olhos pra dormir. Até hoje, é temida em algumas partes de Grécia como uma espécie de bicho-papão.

Argos Panoptes
Filho de Ínaco e Mélia e irmão de Io, Argos era um homem monstruoso dotado de cem olhos. Assassinou a Equidna a mando de Zeus. Foi colocado por Hera para vigiar a própria irmã, Io, em forma de vaca, e foi morto por Hermes por isso. Em sua homenagem, Hera colocou seus cem olhos na cauda do pavão.

Éton
O Éton era ave colossal incumbida por Zeus de comer, todos os dias, o fígado de Promoteu. Foi morta por Hércules e colocada por Zeus no céu como a constelação de Águia.

Píton e Delfina
As serpentes Píton, o macho, e Delfina, a fêmea, foram criadas por Gaia, através do lodo do dilúvio de Zeus, para protegerem o precioso oráculo de Delfos. Quando estas foram enviadas por Hera atrás de Leto, foram mortas por Apolo e Artemis.

Javali Calidônio
Criação da deusa Artemis, foi um javali gigantesco e feroz enviado pela deusa para assolar o Calidão, após o rei, Eneu, esquecer do sacrifício à deusa. O javali foi morto por Atalanta e Meleagro, durante a "caçada calidônia".

Escorpião de Apolo
Escorpião enviado por Apolo para matar o gigante Órion. Enquanto o escorpião perseguia Órion no mar, Artemis acertou sem querer o gigante com uma flecha, matando-o. O deus Apolo o colocou no céu como homenagem, tornando-o a constelação de Escorpião.

Crisaor
Filho de Poseidon e Medusa, Crisaor é um gigante dono de uma lança dourada. Se uniu com a oceânide Calírroe e foi pai do gigante disforme Gerião.

Anfisbena
A Anfisbena é uma serpente de duas cabeças nascida das gotas de sangue da cabeça da Medusa que caíram quando Perseu sobrevoou o deserto da Líbia. Habita os desertos e se alimento de formiga e cadáveres.

Empusa
As empusas eram demônios do séquito de Hecate, filhas de Mormo, o bicho-papão grego. Eram mulheres disformes, com cabelos de fogo, uma perna era de burro e a outra de bronze. Tinham guarras afiada e podiam se disfarçar de jovens moças, assim, enganavam suas vitimas e chupavam seu sangue.

Celéris
Filho do lendário Pégaso, Celéris foi o cavalo dado de presente ao herói Castor por Hermes. Quando Castor e Pólux foram transformados em constelação, Céleris também acendeu aos céus, se tornando a constelação de Potro, ao lado de seu pai Pégaso.

Telquines
Os telquines eram deuses marinhos monstruosos, filhos de Ponto e Tálassa e irmãos de Hália. Podiam controlar a magia plenamente, assim como os hecatônquiros, mas também tinham a habilidade de serem imunes à magia alheia. Quando passaram a usar sua mágica para o mal, Zeus os aprisionou no Tártaro.

Lestrigões
Os lestrigões eram gigantes canibais que habitavam a Lestrigônia (atual Sardenha). Atacaram Odisseu e suas naus com pedras quando estes aportaram acidentalmente na Lestrigônia. Afundaram várias naus, mas Odisseu escapou.

Trías
As trías eram três ninfas, metade mulher e metade abelha, que viviam ao pé do Monte Parnaso e praticavam a adivinhação através de seixos atirados dentro de uma urna. Instruíram o deus Apolo na arte da profecia. Aqueles que buscavam consultá-las devia levar-lhes mel.

Panes
Os Panes eram os parentes dos sátiros e filhos de Pã. Tinham corpo humano e cabeça de bode. O mais famoso pane foi Egipã.

Mormo
Mormo é uma espécie de bicho papão grego, as vezes homem, as vezes mulher. Era invocado pelas mães e cuidadoras para conter as crianças teimosas. Mormo costuma assustar as crianças mordendo-as enquanto dormem.


Todas as Partes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário