Rá
Rá é o deus do sol e o rei do panteão egípcio. É representado como um homem com cabeça de falcão e traz a coroa do sol em sua cabeça. Teria nascido do ovo cósmico criado pela ogdóade. Cruza o céu todos os dias em Atet, o carro do sol, sendo perseguido pela serpente Apófis.
Toth
Deus da sabedoria, Toth é a divindade com cabeça de ibis criada por Rá para trazer o conhecimento à humanidade. É casado com Maat e com ela é pai de Seshat e Mafdet. Escreveu um lendário pergaminho que contém mistérios inimagináveis.
Ptah
Ptah é o deus construtor, protetor dos arquitetos e artesãos. É representado como um homem mumificado. Sua esposa é Sekhmet, com quem é pai de Nefertem.
Bastet
Bastet, ou Bast, é a deusa da lua e da fertilidade. Acredita-se que seja a esposa de Rá, com quem seria mãe de Maahes. É representada como uma mulher com cabeça de gato e é a protetora destes.
Hator
Deusa do amor e da beleza, Hator é representada como uma mulher com cabeça, ou chifres, de vaca. É mulher de Hórus e mãe de Ihi. Representa o aspecto da esposa e mãe.
Sekhmet
Sekhmet é a feroz deusa com cabeça de leoa criada com o propósito de punir a humanidade. Sekhmet é conhecida como "o olho de Rá" pois foi criada quando Rá arrancou o próprio olho e atirou na terra. É casada com Ptah e mãe de Nefertem.
Maat
Maat é a deusa da justiça, da ordem e da verdade, que julga a alma dos mortos junto a Osíris. Leva uma pena de avestruz na cabeça, pena que é pesada junto com o coração (ib) do falecido afim de culpá-lo ou inocentá-lo. É mãe de Seshat e Mafdet com Toth.
Osíris
Conhecido pelos romanos como Osíris, Ausar era o deus da fertilidade e primeiro faraó do Egito, mas se tornou o deus dos mortos depois de ser assassinado por seu irmão Seth. Filho de Geb e Nut, Ausar é casado com Auset (Ísis), com quem foi pai de Heru (Hórus). É representado como um homem verde e mumificado.
Ísis
Deusa da magia e da vegetação, Auset (helenizada como Ísis) é a mãe do deus Heru, com Ausar. É filha de Geb e Nut e irmã de Ausar, Seth e Nebthet. Sofrendo com a morte do marido viajou por todo o Egito juntando seus pedaços para poder, enfim, trazê-lo de volta a vida. Após a vitória de Heru, Auset partiu para o submundo viver com Ausar.
Seth
Perverso deus do deserto, filho de Geb e Nut. Seth (ou Setesh) tinha inveja do irmão, Ausar, e então armou uma armadilha, o matou e espalhou seus pedaços por todo o Egito. Travou uma batalha com Heru, filhos de Ausar, que buscava vingança, e perdeu.
Néftis
Esposa e irmã de Seth, Nebthet, romanizada como Néftis, é tida como uma espécie de deusa da proteção. É dita guardar os últimos dias de vida dos mortais. É mãe de Anpu, com Ausar ou Seth.
Hórus
Filho de Ausar e Auset, Heru (o Hórus dos romanos) é o deus dos céus, representado com cabeça de falcão. Lutou com Seth buscando vingança pela morte do pai. Venceu, porém, perdeu um dos olhos na batalha.
Anúbis
Anpu, helenizado como Anúbis, é o deus guardião dos mortos representado com a cabeça de chacal. É filho de Nebthet, ora com Ausar, ora com Seth. Anpu é pai dos anubitas, que o ajudam a guiar as almas dos finados.
Sobek
Deus e criador do rio Nilo, Sobek é tido como o temível e feroz deus com cabeça de crocodilo. É um dos responsáveis pelas épocas de cheia junto com Hapi, Heqet e Satet. Sobek, por vez, é dito ser filho Khnum e Neith, assim como marido de Renenutet.
Serket
Serket é a deusa de todos os venenos, assim como dos escorpiões. Tem o poder de curar envenenamentos e é guardiã das entradas do submundo junto com Nehebkau.
Khnum
Khnum é o criador da humanidade. É tido como o deus dos aspectos criativos e representado com cabeça de carneiro. É considerado um deus da água por decidir quando serão as cheias e secas do Nilo. Khnum é pai de Sobek com sua esposa Neith e de Satet com Anuket.
Maahes
Ora tido como filho de Rá e Bastet, ora como de Sekhmet e Ptah, Maahes, ou Mihos, é o feroz deus da guerra e da matança. Era identificado com Onúris, ou Anhur, e protegia a barca solar destruindo os inimigos. Era representado com cabeça de leão.
Montu
Deus da guerra e da vitória, filho de Amun e Mut. Tem cabeça de gavião e representa o poder destrutivo do sol. Suas consortes eram as deusas Iunit e Tenenet.
Khonsu
Khonsu é o deus da lua filho de Amun e Mut. É tido como uma eterna criança e, por isso, protetor destas. Ajuda algumas almas a fazer a travessia.
Seshat
Filha de Toth e Maat, Seshat é a deusa da sabedoria, da história e da escrita. Seu animal sagrado é o leopardo.
Mafdet
Mafdet é uma deusa felina filha de Toth e Maat. Representa a lealdade e punição, pois, arranca o coração dos malfeitores e o traz aos pés do faraó.
Taweret
Taweret é a monstruosa deusa hipopótamo. É de boa índole e usava sua feiura para espantar os demônios e proteger a humanidade, principalmente os bebês e as mulheres. É mulher do deus anão Bes.
Bes
Deus anão do prazer e da alegria, Bes é o esposo de Taweret e a ajuda a espantar os demônios. Gosta de fazer caretas e brincadeiras para causar riso aos bebês.
Khepri
Khepri, Kheper ou Kefer, é o deus responsável por mover e proteger o sol enquanto ele passa pelo submundo todas as noites. É representado ora como um escaravelho gigante, ora como homem com a cabeça de um.
Wadjet
Wadjet, a verde, é a padroeira do Baixo Egito, assim como, também é uma deusa da vegetação. Foi ela quem amamentou e criou o pequeno Hórus escondido nos pântanos do delta. Sua representação mais famosa é de uma serpente alada com cabeça de mulher.
Neith
Neith é uma misteriosa deusa da caça e da guerra. Também é tida como uma deusa doméstica, ótima cozinheira e tecelã. É a mãe do deus-esfinge Tutu e mãe de Sobek com Khnum.
Wepwawet
Wepwawet, o abridor de caminhos, é um deus da caça e da guerra. É representado com cabeça de lobo e auxilia Anúbis na "cerimônia de abertura da boca".
Ápis
O touro Ápis é uma divindade agrária e seria, primeiramente, um touro filho do deus Ptah e uma vaca de Mênfis. Ápis, ao morrer, reencarna em outro touro e cabia aos mortais encontrá-lo e cuidá-lo.
Hapi
Deus da fertilidade e das águas do Nilo. Hapi é marido de Nekhbet e aparece como um homem gordinho e de pele azul.
Heqet
Heqet é a deusa da fertilidade, da água e dos partos representada com cabeça, ou corpo, de rã. Era associada às cheias do Nilo, época onde milhões de sapos e rãs nasciam.
Nekhbet
Deusa dos nascimentos e padroeira do Alto Egito, Nekhbet é a guardiã da coroa e do faraó. Seu animal é o abutre.
Renenutet
Renenutet é a deusa da abundancia e prosperidade e aquela que protege contra as picadas de cobra. É representada com cabeça de naja e tida como a mãe do deus-serpente Nehebkau. É esposa de Sobek, com quem é mãe de Neper.
Anuket
Deusa da água e das inundações do Nilo, Anuket é mãe da deusa Satet com Khnum. Também era tida como deusa da sexualidade.
Satet
Satet é deusa arqueira dotada de chifres de gazela, filha de Anuket e Khnum e responsável por começar as inundações do Nilo. Satet colhe uma única lágrima de Ísis e a atira no Nilo, despertando a época da cheia.
Onúris
Onúris, ou Anhur, é um deus da guerra e o patrono do exército egípcio. É representado, por vezes, com cabeça de leão e acredita-se que tenha trazido sua esposa, Menhit, da Núbia.
Pakhet
Pakhet é a deusa das tempestades de areia. É tida como uma divindade caçadora e com cabeça de caracal, o lince do deserto. Seu nome significa "aquela que rasga" pois rasga suas presas com suas garras afiadas.
Shezmu
Shezmu é o deus do vinho, da festa e da carnificina. Era dito fazer os melhores vinhos e perfumes, assim como, era conhecido como o desmembrador e derramador de sangue. Afasta os demônios com seu rugido e, assim o fez para proteger Rá.
Sokar
Deus das tumbas e guardião da porta do submundo, Sokar é associado a Osíris e Ptah como divindade funerária. Era representado como um homem mumificado com cabeça de falcão.
Unut
Unut, ou Wenut, é uma deusa obscura representada como uma mulher com cabeça de lebre. Seu nome significa "a veloz".
Tutu
Tutu é um deus com corpo de esfinge, dito ter poder de domar os demônios. É filho de Neith e é invocado para derrotar demônios enviados por outros deuses ou apenas livrar os mortais dos pesadelos.
Filhos de Hórus
O deus Hórus teve quatro filhos, sendo eles os responsáveis por ajudar os mortos em sua travessia ao guardarem seus orgão vitais. Eram eles:
Imseti, guardião do fígado e do ponto cardeal sul. Era o único com aspecto humano.
Duamutef, guardião do estômago e do ponto leste. É representado com cabeça de chacal.
Hapi, guardião dos pulmões e do ponto norte. Representado com cabeça de babuíno.
Kebehsenuef, guardião dos intestinos e do oeste. Tem cabeça de falcão.
Ihi
Ihi é o deus da música e protetor dos músicos, filho de Hórus e Hátor. Era visto como um menino segurando um sistro.
Kebechet
Deusa da purificação e embalsamamento, Kebechet é a filha de Anúbis. Representando o líquido de embalsamamento, ela é aquela quem dá água ao falecido durante a mumificação.
Nefertem
Nefertem, ou Nefertum, é o deus dos perfumes e flor-de-lótus. É filho de Ptah e Sekhmet.
Todas as Partes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário