Utgarda-Loki
Utgarda-Loki é um jotun com impressionantes habilidades mágicas e governante do castelo encantado Utgardr. Pregou peças nos deuses Thor e Loki e seus servos durante uma viagem a Jotunheim. Para isso, Utgarda-Loki fingiu ser um jotun chamado Skrymir, assim como contou com a ajuda de Halogi, Jormungandr, Huginn, Elli e muitas artimanhas mágicas.
Hymr
Belgemir
Hymr é o jotun pai do deus Tyr e marido da giganta Hrodr. Ele mora no limite entre o céu e a terra e possui um cauderão mágico de milhas de profundidade. Hymr e Thor foram ao mar de Midgard para pescar Jormungand, porém, Hymr a soltou depois.
Angrboda
Angrboda é a jotun guardiã de Járnvidr, uma floresta de Midgard habitada por mulheres troll e jotnar. Foi amante de Loki e com ele teve Hela, Fenrir e Jormungand. Acredita-se que tenha sido morta por Odin, temente de seu poder de gerar monstros.
Thrymr
Thrymr, ou Thrym, foi um rei jotun que roubou o martelo Mjolnir e o devolveria em troca da deusa Freya. Thor e Loki, disfarçando-se de Freya e sua criada, foram a Jotunheim, onde Thor pegou o Mjolnir e matou Thrym e seus convidados.
Hrungnir
Hrungnir era um jotun, dono do corcel Gullfaxi, que apostou, e perdeu, uma corrida com Odin. Ao chegarem a Asgard, o jotun jantou com os deuses, ficou bêbado e briguento e, logo, chamaram Thor, que o matou. Antes de ser derrotado, alojou uma lasca de pedra na testa de Thor.
Belgemir e sua esposa foram os únicos jotun que sobreviveram à inundação causada pelo sangue de Ymir durante sua morte. Foi ele o responsável por dar continuidade à raça jotun.
Thiazi
Thiazi era o jotun metamorfo filho de Olvaldi e pai da deusa Skadi. Tinha o costume de se transformar em águia. Um dia, fez um acordo com Loki e raptou a deusa Idunna. Os aesir, em seu plano para resgatar a deusa, acabaram por matar Thiazi.
Gilling
Gilling era o jotun pai de Suttung e Baugi assassinado, junto com sua esposa, pelos anões Fjalar e Galar.
Suttung
Filho do jotun Gilling, irmão de Baugi e pai de Gunnlod, Suttung recebeu dos assassinos dos seus pais, os anões Fjalar e Galar, o hidromel da poesia, como pedido de desculpas. Colocou sua filha Gunnlod como guardião do hidromel, porém, ele foi roubado por Odin.
Gunnlod
Gunnlod é uma das jotnar amantes de Odin, com quem é mãe do deus Bragi. É a filha única do gigante Suttung e guarda o hidromel da poesia. Conheceu Odin quando este buscava pelo hidromel da poesia, assim, ela prometeu-lhe provar do hidromel em troca de se tornar sua amante.
Baugi
Irmão de Suttung e tio de Gunnlod, Baugi ajudou Odin a conseguir o hidromel da poesia ao perfurar a montanha Hnitbjorg, que o guardava.
Geirrod
Geirrod foi um jotun que raptou Loki e o forçou a fazer o seguinte pacto: levar o deus Thor desarmado até o castelo do gigante para que fosse assassinado. Loki cumpriu, mas, Thor salvou-se com a ajuda de itens mágicos que ganhou da jotun Grid. Por fim, Thor matou Geirrod e suas filhas Gjálp e Greip.
Jotun pai da deusa-jotun da noite Nott. É avô de Jord, Dag e Aud e bisavô de Thor.
Fjorgyn
Fjorgyn é o jotun da terra e pai da deusa Frigga. É sogro de Odin e avô de Baldr, Hodr e Hermodr.
Fornjot
Fornjot, o gigante velho, é um jotun poderoso, rei de Gotland, Kvenland e Finnland e pai dos jotnar Aegir, Logi e Kári.
Modgud
Modgud é a jotun guardiã da ponte Gjallarbrú, a entrada de Helheim, que passa sobre o rio Gjöll. Ela exige que os mortos digam seu nome e quem são antes de atravessar a ponte. Conversou com Hermodr quando ele foi buscar Baldr.
Hyrokkin
A jotun Hyrrokkin era a única criatura forte o suficiente para empurrar o navio Hringhorni, que levava o corpo de Balder, ao mar. Ela montava um lobo e suas rédeas eram cobras. Sua incrível força fez Thor invejoso, que acabou a matando depois.
Hraesvelgr
Hraesvelgr é um jotun que habita o norte dos céus e tem a forma de uma águia gigante, que, ao bater as asas, faz o vento soprar em Midgard.
Olvaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário