Mitologia Grega - Deuses #2 - As Divindades Secundárias

Musas
As musas são deusas da arte, filhas de Mnemosine e Zeus. Elas são:

      -Calíope, rainha das musas, musa da eloquência, mãe de Orfeu;
-Erato, musa da poesia de amor;
      -Euterpe, musa da música;
      -Urania, musa da astronomia;
      -Polímnia, musa da música sagrada;
      -Clio, musa da história;
      -Terpsícore, musa da dança;
      -Talia, musa da comédia;
      -Melpômene, musa da tragédia;

Graças
As graças, ou cárites, eram as filhas de Zeus e da oceânide Eurínome. Elas eram:

   -Aglaia, deusa da criatividade, segunda esposa de Hefesto;
   -Eufrosina, deusa da alegria e da euforia;
   -Talia, deusa do florescer;

Ninfas
Ninfas são divindades menores, geralmente filhas de deuses-rios e ligadas à natureza. São, em sua maioria, leves e delicadas, alvos da luxúria dos sátiros. Dentre seus vários tipos existem as famosas dríades, ninfas das árvores, as náiades, ninfas de água doce, as antusas, ninfas das flores e jardins, antríades, ninfas das cavernas, melissas, ninfas do mel, entre outras.

Hespérides
As deusas Héspera, Egle e Erítia, também chamadas de hespérides, são as filhas de Atlas e deusas do entardecer. Foram incumbidas por Hera a guardar seu pomar junto ao dragão Ladon.

Melíades
As melíades eram as várias ninfas guerreiras, nascidas do sangue de Urano, e associadas às árvores de freixo. Foram elas, junto aos coribantes e os curetes, que ajudaram a criar o jovem Zeus. Algumas delas eram: MelissaMeliaAmaltéiaIdaAdastréiaIdotéiaHélice Cinosura.

Mitologia Egípcia - Deuses #1 - Deuses Principais

Rá é o deus do sol e o rei do panteão egípcio. É representado como um homem com cabeça de falcão e traz a coroa do sol em sua cabeça. Teria nascido do ovo cósmico criado pela ogdóade. Cruza o céu todos os dias em Atet, o carro do sol, sendo perseguido pela serpente Apófis.

Toth
Deus da sabedoria, Toth é a divindade com cabeça de ibis criada por Rá para trazer o conhecimento à humanidade. É casado com Maat e com ela é pai de Seshat e Mafdet. Escreveu um lendário pergaminho que contém mistérios inimagináveis.

Ptah
Ptah é o deus construtor, protetor dos arquitetos e artesãos. É representado como um homem mumificado. Sua esposa é Sekhmet, com quem é pai de Nefertem.

Bastet
Bastet, ou Bast, é a deusa da lua e da fertilidade. Acredita-se que seja a esposa de Rá, com quem seria mãe de Maahes. É representada como uma mulher com cabeça de gato e é a protetora destes.

Hator
Deusa do amor e da beleza, Hator é representada como uma mulher com cabeça, ou chifres, de vaca. É mulher de Hórus e mãe de Ihi. Representa o aspecto da esposa e mãe.

Sekhmet
Sekhmet é a feroz deusa com cabeça de leoa criada com o propósito de punir a humanidade. Sekhmet é conhecida como "o olho de Rá" pois foi criada quando Rá arrancou o próprio olho e atirou na terra. É casada com Ptah e mãe de Nefertem.

Maat
Maat é a deusa da justiça, da ordem e da verdade, que julga a alma dos mortos junto a Osíris. Leva uma pena de avestruz na cabeça, pena que é pesada junto com o coração (ib) do falecido afim de culpá-lo ou inocentá-lo. É mãe de Seshat e Mafdet com Toth.

Mitologia Nórdica - Deuses #1 - As Divindades Principais

Odin
Rei dos deuses nórdicos, Odin, ou Woden, é filho de Borr e Bestla, marido de Frigga, amante de Freya e pai de diversos deuses, como Thor, Baldr, Bragi e as valquírias. Odin é tido como o criador de Midgard, dos primeiros humanos, das runas e diversas outras coisas. Deu seu olho Mimir, seu tio, em troca do conhecimento.

Frigga
Filha do jotun Fjorgyn e irmã de Fulla, Frigga, ou Frigg, é a deusa da maternidade e da família, esposa de Odin e mãe de Baldr, Hodr e Hermodr. Frigga tem o poder de ver o futuro, mas não revela a ninguém.

Thor
Thor é o deus do trovão, filho de Odin e da jotun (gigante) Jord. É casado com a deusa Sif com quem é pai de Thrud, e também é pai de Magni e Modi com a jotun Jarnsaxa. É conhecido como o cabeça-quente assassino de jotnar (plural de jotun).

Freya
Irmã gêmea de Frey, filha de Njord e, provavelmente, Nerthus, Freya era a princesa do clã Vanir, antes deste se fundir aos Aesir. É a deusa do amor, sexualidade, fertilidade e da guerra, mãe das valquírias com Odin, casada com Odr e mãe de Gersemi e Hnossa. Freya é a dona de colar mágico Brisingamen e da capa mágica que dá asas a quem usa.

Frey
Frey é o deus da fertilidade, da prosperidade e da alegria, irmão gêmeo de Freya e também o rei de Alfheim, o mundo dos elfos. Depois de muito tentar, desposou a jotun Gerda e com ela teve Fljolmo. É dono do javali mágico Gullinbursti e do navio Skidbladnir e já possuiu a espada mágica Summerbrandr, que deu para o pai de Gerda para tê-la.

Loki
O grande vilão da mitologia nórdica, Loki é o deus-jotun filho dos gigantes de fogo Laufey e Farbauti. Tido como deus das travessuras Loki é grande responsável pelo Ragnarok. É pai dos deuses-monstro Hela, Fenrir e Jormungand com a jotun Angrboda, e dos irmãos Narvi e Váli com sua esposa Sigyn. Foi o responsável pela morte de Baldr e, por isso, foi preso e torturado até o dia do Ragnarok.

Skadi
Skadi é a deusa-jotun do inverno, da caça e das montanhas, filha do gigante Thiazi, ex-esposa de Njord e depois casada com Ullr. Skadi odiava os deuses pela morte de seu pai, porém, após se casar com Njord, passou a vê-los como família.

Mitologia Grega - Deuses #1 - Os Olimpianos e as Principais Divindades

Zeus
Zeus (também chamado de Zeo ou Zeno) é o rei dos deuses gregos, deus do raio e senhor das tempestades, conhecido por suas muitas amantes e seus grandes feitos. É o filho mais novo dos titãs Cronos e Réia e destronou o pai na batalha conhecida como titanomaquia, se tornando assim o líder dos deuses.
Fora casado com a oceânide Métis e a titânide Têmis, mas findou por se casar com Hera, sua irmã. É pai de inúmeros deuses, mortais e heróis, dentre estes estão: Atena, Ares, Apolo, Ártemis, Hermes, Dioniso, Perséfone, Hebe, as musas, as graças, as horas, Hércules, Perseu e Tântalo.

Poseidon
Poseidon (Posídon, Posidão ou Poseidonas) é o implacável deus do mar, filho de Cronos e Réia e irmão de Zeus, Hades, Hera, Deméter e Héstia. É dono do almejado tridente, arma forjada pelos ciclopes e capaz de estremecer a terra e o mar. Possui um caráter temperamental e costuma gerar terremotos quando irritado.
É casado com a nereida Anfitrite, a quem com muito custo conquistou, e com ela é pai de Tritão. Com suas amantes, também é pai de deuses, heróis, gigantes e criaturas, como Proteu, Teseu, Órion, Agenor, Polifemo, os ciclopes e o carneiro Crisómalo.

Hades
Hades é o sombrio deus do submundo e rei dos mortos. Filho de Cronos e Réia, lutou na titanomaquia usando o capacete das sombras, que lhe permitia ficar invisível. No jogo do palito feito após a guerra dos titãs, Hades pegou o palito menor e herdou o reino dos mortos como seu domínio.
Seu feito mais conhecido é o rapto de Perséfone, sua esposa, o que culminou na criação das estações do ano. Hades também é dono do terrível e fabuloso cão Cérbero e gosta de atormentar os mortais que ousam descer ainda vivos ao seu reino.

Hera
Filha de Cronos e Réia, Hera é irmã e esposa de Zeus, a rainha dos deuses gregos e deusa do matrimônio. Seus símbolos são sua coroa dourada, o pavão e a pera  e conta sempre com a assistência da deusa Iris, sua mensageira.
É conhecida pelas atrocidades que cometeu contra os filhos bastardos e as amantes de Zeus, sejam eles deuses ou mortais. Atormentou Hércules até a morte e perseguiu Leto e Io. Mas, em compensação, guiou e protegeu o herói Jasão em sua jornada.

Deméter
Deméter, ou Demétra, é a deusa da agricultura, responsável por fertilizar a terra e garantir a boa colheita. É filha dos titãs Cronos e Réia e tem como símbolos os grãos, em especial o trigo, e a vaca.
Seu mito mais marcante foi quando sua filha Perséfone foi raptada por Hades. Deméter vagou pela terra a procura dela, se esquecendo de manter a terra fértil e causando um rigoroso inverno. Perséfone, após isso, passa metade do ano com a mãe e metade no submundo.
Outro mito marcante é o de Erisictão, que ofendeu a deusa e foi castigado com uma fome terrível e comeu o próprio corpo.

Héstia
Héstia é a deusa da lareira e do lar, que quase nunca sai de sua morada no Olimpo e é a responsável por guardar o fogo dos deuses. Jurou eterna castidade e por isso não tem filhos.

Atena
Atena é a poderosa deusa da sabedoria, da estratégia e da guerra justa. Primogênita de Zeus e Métis, é tida como o braço direito do rei dos deuses. Como Zeus havia engolido Métis devido à profecia de Gaia, Atena nasceu da cabeça do deus. Os símbolos de Atena são a coruja e o escudo Égide.
Sempre luta lutas justas e jurou ser eternamente virgem. Entre seus muitos grandes feitos estão a disputa com Poseidon pelas cidade de Atenas, a qual venceu criando a oliveira, e a transformação da Medusa em monstro.

Ares
Ares é o violento deus da guerra sanguenta. Primeiro filho homem de Zeus e Hera e eterno amante de Afrodite. Com a deusa do amor é pai de Deimos, Fobos, Harmonia e os erotes. Mas também possui filhos com algumas mortais, como Alcipe, Diomedes da Trácia e Hipólita.
Sendo o deus patrono de Esparta, era evocado sempre pelos guerreiros espartanos antes de batalhas. Adora ver sangue derramado e é tão detestável que é odiado por mais da metade do Olimpo.

Folclore Brasileiro #1 - As Principais Lendas

Saci
Sacis são duendes travessos nascido de brotos de bambu em noites de tempestade que sincretizam características das culturas europeia, africana e indígena. Adoram fumar cachimbo, trançar a crina dos cavalos, estragar a comida, esconder objetos e andar por aí na forma de redemoinho, sendo sua touca a fonte de seus poderes mágicos. São conhecidos por todo o país.

Curupira
O Curupira é uma entidade guardiã em forma de menino de pele alva e cabelos avermelhados que protege as matas e os animais de todo o norte do Brasil. Tem os pés virados pra trás, para confundir quem o procure, e assovia para enlouquecer caçadores ou fazê-los se perder.

Iara
A Iara é uma espécie de sereia brasileira protetora dos cursos d'água que canta e encanta os homens para levá-los ao fundo dos rios, afogando-os. Em noites de festa, ela troca a cauda por pernas e vai dançar com os ribeirinhos. Contam alguns que fora brava índia, assassinada por seus irmãos invejosos.

Caipora
Caiporas, ora ditos múltiplos e ora um ser singular, são seres peludos que habitam o mato e protegem os animais. Andam sempre acompanhados por porcos do mato, e montam o maior deles. Podem ser tanto homem quanto mulher e acredita-se que tenham as capacidade transformar caçadores cruéis em bichos e trazer animais de volta a vida.

Boitatá
O Boitatá é uma serpente de fogo gigantesca, dona de olhos luminosos como faróis, que protege as florestas de queimadas e queima todos aqueles que exploram a mata indevidamente. A criatura odeia o ferro e pode tomar a forma de um tronco flamejante que incendeia quem o toque. Contam que fora uma serpente que sobreviveu ao dilúvio de Tupã.

Mula-Sem-Cabeça
Dizem que mulheres que enamoram padres, são amaldiçoadas e condenadas a toda noite de quinta pra sexta transformarem-se em uma mula preta demoníaca que corre por aí atacando transeuntes. A maldição é originária das lendas europeias e a moça pode ser desencantada ao ser furada com uma agulha benta até derramar sangue.